quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mais logins e senhas pra lembrar


Se você pensa em Orkut toda vez que lê "redes sociais", tá na hora de rever seus conceitos. Não só porque Orkut é um negócio soooo last season e já virou até verbo com sentido pejorativo (orkutizar, no mundo online, é equivalente a baixar o nível), mas também porque hoje em dia tem mais um moonte de redes sociais muito interessantes que vale a pena conhecer. Não vou falar de Twitter, Facebook e Last.fm aqui porque essas já são bem populares. Mas e nas redes sociais temáticas e culturais, você já tem login?

Vou falar aqui de três redes sociais das quais eu participo e gosto muito. A primeira é o Skoob, uma rede social de livros. Funciona assim: você entra com o seu login e abre o seu perfil. De lá, você pode acessar o acervo de livros cadastrados (que, aparentemente, é infinito, nunca procurei um livro que não achei lá) e pode classificar os livros como: Lido, Lendo, Vou Ler, Relendo e Abandonado. Além disso, dá pra escrever resenhas sobre o livro, avaliá-los e ter todas aquelas coisinhas típicas de redes sociais, tipo mural, foto, amigos e recados. O seu "catálogo"de livros classificados é chamado de Minha Estante. Acho fofo!

O legal do Skoob também é poder marcar os livros que você tem e que você quer ter e poder trocar com outros leitores cadastrados.E rolam umas promoções de vez em quando, é legal ficar ligado nisso!

Outra rede social cultural é o Orangotag, especializado em séries de TV. Lá também é só entrar com seu login e começar a marcar as séries que você vê ou já viu. Também dá pra avaliar e fazer resenhas de cada episódio e marcar as séries com tags que você acha que tem a ver. Assim como no Skoob, no Orangotag dá pra marcar suas séries favoritas, e dá pra ver também quantas pessoas assistem a série e onde ela é mais popular no país.


A última rede social é também a minha favorita: Filmow. Como você já deve imaginar, o tema aqui é cinema! Como cinéfila amadora (e que adora filmes comerciais e água-com-açúcar, hehe), sou muito viciada no site, entro todos os dias, me divirto! No Filmow o mais legal é marcar os filmes que você já viu, avaliar e escrever resenhas. Também é muito legal ler resenhas de filmes que você ainda não assistiu e descobrir váaarios outros filmes que você nunca tinha ouvido falar, mas que pela sinopse e pela resenha você não vê a hora de assistir. E claro, também é muito bom encontrar filmes muito ruins/toscos da sua infância/adolescência que você nem lembrava mais que existiam!!


Apesar de todas essas vantgens, eu acho que o legal mesmo dessas redes sociais é poder organizar e melhorar sua vida cultural. No Skoob, são tantos livros legais que aparecem no acervo que, além de querer terminar logo os livros que você está lendo, você também fica com muuita vontade de ler cada vez mais. No Orangotag, a melhor coisa é poder controlar, pelo alerta do site, quais episódios das suas séries preferidas já saíram na semana e quais ainda faltam pra você ver, além de poder conhecer outras séries parecidas com aquela que você gosta. No Filmow, qualquer um que goste de cinema enlouquece e fica com uma necessidade além do normal de assistir aos filmes que marcou. Ok, todo esse meu discurso tem um quê de Mônica (de Friends), control freak e organizadinha, mas acredite, depois de fazer o login nesses sites, sua vida cultural muda (pra muito melhor)! E já tava na hora de passar menos tempo no orkut, né? ;P

PS: Gostou das dicas? Me adiciona! Skoob, Orangotag e Filmow :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário