sexta-feira, 9 de julho de 2010

Viagem no cinema


Pra muita gente, férias são um período pra viajar, sair da rotina, conhecer lugares novos, etc, etc, etc. Pra mim, não. Minhas férias, desde sempre, se resumem a ficar em casa, por um ou dois meses, fazendo praticamente nada. Não estou reclamando, entendo que nem sempre é possível viajar, não me faço de coitadinha. Em vez disso, aproveito esse tempo livre pra dar um up na minha vida cultural e conhecer vários lugares diferentes por meio de livros e, principalmente, de filmes.

Pensando nisso, fiz aqui uma pequena seleção de alguns ótimos filmes que falam sobre viagens ou se passam em outros lugares do mundo que eu adoraria conhecer. São eles:


Aquela França da Torre Eiffel e da Champs Elisée a gente já tá cansada de ver, né? Amélie Poulain aparentemente também acha, e nos mostra uma França linda, tradicional e moderninha ao mesmo tempo, e tudo embalado por uma trilha sonora deliciosa, mais francesa impossível. O filme mostra lugares diferentes e charmosos do país, envolvido numa trama muito legalzinha, com um clima que deixa qualquer um com vontade de arrumar as malas e ir logo encontrar a Amélie no café em que ela trabalha ;D


Esse filme não conquista. Ele seduz. E Barcelona tem grande participação nisso. Seja com as atrações turísticas principais (leia-se a arquitetura incrível da cidade), com as ruas comuns do lugar, com as paisagens encantadoras da Espanha ou com as mais bucólicas, a Espanha sem dúvida é personagem coadjuvante nesse ótimo filme de Woody Allen. Na verdade, eu nem recomendo muito que se assista a esses filme nas férias. Barcelona no verão, com dias e noites maravilhosos, e você aqui, na frente do computador? Crueldade pura.


Filmes mais sérios também podem ser encantadores. É assim que eu penso sobre Diários de Motocicleta. A aventura de Ernesto e Alberto pela América Latina é inspiradora, e o filme nos mostra paisagens muito legais da América do Sul, que muitas vezes a gente dá pouca ou nenhuma atenção, mesmo estando tão próximas. Vale pra conhecer um pouco mais da história dos nossos vizinhos latinos. E pelo Gael García Bernal também, claro ;D


Tá que a Grécia tá em crise agora e ninguém tá muito a fim de ir pra lá. Mas não custa sonhar, né gente? Quatro Amigas e um Jeans Viajante (1 e 2) são ótimos pra isso. A ilha de Santorini é amplamente explorada pela personagem Lena, de família (e namorado) grega. É uma delícia ver toda a cultura e as paisagens da região. E é impossível também não se identificar e não pensar nas suas amigas, e em como seria legal uma viagem com elas pra um lugar tão lindo assim :)


Ah, esse é extremamente contagiante, empolgante e apaixonante. Tanto por Havana, charmosíssima nos anos 50, quanto pela música latina, ou mesmo por Diego Luna, absolutamente irresistível nesse filme. Dirty Dancing 2 não tem a mesma trama do primeiro filme, nem é tão bom quanto. Mas ainda assim, é muito legal observar Cuba, um lugar que a gente conhece tão pouco, e conhecer mais suas paisagens, sua história e suas músicas. Duvido você não querer sair pra dançar quando o filme acabar! ;)

Esse recentemente se tornou um dos meus filmes favoritos. A história é super fofa e o cenário não podia ser diferente. Sou apaixonada pela Itália, e a viagem de Sophie pelo país em busca de um desfecho para uma linda história de amor mostra vários cenários campestres maravilhosos. A cidade de Verona, onde se passa parte da história, também é encantadora, e o romance de Romeu de Julieta de fundo, então…sério, se você gosta da Itália, não perca tempo com Passione, nem nada do tipo. Vá logo ver Cartas para Julieta que vale muito mais a pena *---*

Então, essa foi minha seleção de filmes pra curtir as férias e "viajar" por outros países. E você, conhece algum outro filme que mostre um lugar diferente? E quais os seus planos pras férias? :)

6 comentários:

  1. que post incrível! favoritei e quando for rhyca, vou aproveitar as dicas! sdhoiahdiahd aloca

    ResponderExcluir
  2. Adooooooro filmes. Tinha uns dessa sua lista que eu estava com medo de assistir, mas agora vou :D !

    ResponderExcluir
  3. aiiin, adorei seu post *-*
    soh assisti 4 amigas e um jeans viajante desses aí,e super quero ver cartas para julieta
    guria, me permite fazer um post tipo esse no meu blog, usando meus filmes favoritos de viagem? adorei a idéia ^^

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Post!
    Só assisti os dois primeiroa filmes. Não sei se os outros me agradariam, mas cartas para Julieta parece interessante. Assistirei...

    Ahhh, Educação é um filme mto belezinha! Não mostra muito Paris, nem taanto a inglaterra, mas passa um ar sofisticado. Eu recomendo!
    Nas férias? além de trabalhar sou como você: FILMES! Hahaha

    ResponderExcluir
  5. Feeeeer, adorei o post. Bem diferente de tudo o que eu já vi por aí, bem original. Confesso que os filmes não são totalmente da minha preferência, mas achei demais sua ideia! Gosto demais do blog...

    Viu, uma coisa técnica: a imagem do cabeçalho, na resoluçao do meu note (que é aquele grandão), fica pequena, alinhada a esquerda, e com um fundão amarelo. Eu até pensei em como, mas acho que não sei resolver isso. Vê se conhece algm pra alinhar isso! Rs...

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, primeiro post desse blog com mais de 3 comentários *--*
    Hahah, vou respondê-los então:

    lookslikefashion: haha, pois é, toda vez que eu vejos esses lugares maravilhosos eu penso: porque não nasci rica? seria tão mais fácil! haha

    Mari: haha, eu gosto de todos esses filmes, uns são melhores que outros, mas são todos entretenimento garantido, haha. Adoro ver seus comentários aqui! Saudades :]

    Hellê: claro, faça um post assim no seu blog também! quero ver mais filmes sobre viagens :D

    Tuia: eu quase coloquei Educação! queria colocar algum sobre a Inglaterra, ele foi o primeiro que eu pensei. mas não achei fotos muito boas, e não queria colocar sobre Paris porque já ia fazer Amélie Poulain sobre a França. Então deixei de fora. mas to preparando uma segunda edição desse post, então possivelmente vou colocar Educação. É um dos meus favoritos :]

    Isa: Ah, que bom que vc gostou! Eu amo fazer posts desse tipo, sou a maluca das listas, sempre tenho um top 5, top 10 pra fazer sobre qualquer coisa, huasuas. Mas fico feliz mesmo que vc achou legal, eu também adoro o seu blog, sua opinião é super importante :]
    E sobre o espaço amarelo lá em cima, eu já tinha notado, é um probleminha do banner mesmo, em algumas resoluções fica menor do que deveria. Já falei pro meu amigo designer que fez o banner ver o que dá pra fazer

    Beijos gente, continuem comentando! Não sabem como me deixam feliz :)

    ResponderExcluir