terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia do Rock - Beatles




A melhor banda de todos os tempos. É assim que eu e muita gente definimos The Beatles, um grupo de 4 caras de Liverpool que revolucionou o cenário musical dos anos 60 e que é referência máxima de qualidade até hoje. Aliás, revolucionaram não só o cenário musical, mas o mundo inteiro também, se tornando ícones absolutos da cultura pop. Um bom exemplo é a capa do disco Abbey Road, imitada por milhares de pessoas e pelos Simpsons também, por que não? :)


Os Beatles tem uma discografia sensacional, mas eu ressaltaria como algumas das melhores músicas: Help, Revolution, Strawberry Fields Forever, Come Together e Hey Jude, que foi cantada por muuuita gente num evento realizado na Trafalgar Square, em Londres. Homenagem muito, muito legal, aliás. Daria um rim pra ter estado lá nessa hora, hahaha


Mas isso tudo você pode achar na Wikipédia mais próxima. Vamos falar um pouco da influência dos Beatles de três formas diferentes: moda, cinema e bandas cujo som você também pode gostar se gosta dos Beatles. Então, vamos começar né:

Estilo

Nos anos 60, a moda começou a se firmar mais como forma de expressão,e foi ficando mais moderna também. Bons exemplos de tendências dos anos 60 são vestidos trapézio, botas e mini-saias:

Ícones da década? Dois nomes se destacam: Twiggy e Brigite Bardot

Twiggy tem como marcas registradas a maquiagem dos olhos, o cabelo curto e a magreza bonita e saudável (NOT)



Brigitte Bardot, por outro lado, tinha um cabelão, um corpão e exalava sensualidade


Atenção máxima no delineador! Traço gatinho *--*

Cinema

Destaco aqui dois filmes que lembram ou fazem referência aos Beatles. O primeiro deles é The Wonders - O Sonho Não Acabou, que conta a história de uma banda de quatro garotos do interior dos Estados Unidos que começa a fazer um sucesso enorme com uma música extremamente grudenta, porém muito legalzinha, That Thing You Do. O filme mostra a turnê da banda e a relação entre seus integrantes. É bem sessão da tarde, bem divertido :)


O segundo é um musical incrível só de músicas dos Beatles: Across the Universe. O foco é num grupo de amigos em Nova York vivendo a revolução cultural dos anos 60 de todas as formas. É um dos meus filmes favoritos, nem preciso dizer que recomendo, né. As versões das músicas dos Beatles são todas ótimas. Pra mim, Across the Universe é uma obra prima.


E, pra terminar, se você gosta de Beatles ouça também…

Rolling Stones, The Who e Oasis

E assim termina o primeiro post da série que vai até sexta-feira pelo Dia do Rock. Homenagem de amanhã: Janis Joplin :D

Um comentário: