quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dia do Rock - Nirvana



Hoje então é dia de falar de uma das bandas de rock mais legais que já existiu: Nirvana. Representante absoluta do movimento grunge, a banda chegou ao fim em 1994, com a morte do vocalista Kurt Cobain. Porém, o Nirvana ainda definitivamente deixou sua marca no cenário musical mundial. A música Smells Like Teen Spirit (que pra mim tem um dos melhores títulos de música ever) já foi escolhida como uma das 20 melhores músicas da história e a 2ª melhor das últimas duas décadas; e o álbum Nevermind, que chegou a vender mais de 26 milhões de cópias, também foi eleito como tendo a melhor capa da história:



Como eu já disse, Nirvana é praticamente sinônimo de grunge né. Grunge que pode ser observado, a seguir, na moda dos anos 90:

Estilo



Camisa xadrez, jeans rasgado e muuitas sobreposições são marcas registradas do estilo grunge. Look relaxado e sujinho também é essencial.





Um ícone da década de 90 super relacionada ao movimento grunge é, obviamente,
Courtney Love, namorada do Kurt Cobain na época:

casal arrumadinho (NOT)

E se você ainda não entendeu o que é grunge, esse quadrinho do Maurício de Souza te ajuda, hahah:



Cinema

Seattle, música boa e solteirice. Basicamente é isso que você vai ver em Vida de Solteiro (Singles), filme de 1992 que conta histórias paralelas sobre jovens no começo da vida adulta, que estão preocupados em se firmar em suas carreiras e, principalmente, em encontrar o amor. Ótimo filme, e muito legal pra ver o cenário musical da época em Seattle e também pra ver um pouco da juventude dos anos 90 :)


Uma outra recomendação que eu faço é Três Vezes Amor. Boa parte do filme se passa nos anos 90, e uma das personagens adora Nirvana (especialmente a música Come As You Are :). A história não explora o cotidiano de uma banda nem o cenário musical da época, mas ainda assim, é um filme muito bom e vale muito a pena. É um dos meus favoritos. :)


E se você gostar de Nirvana, também pode gostar de…


Foo Fighters, Pearl Jam e Nickelback. O vocalista do Foo Fighters (minha banda preferida) é Dave Grohl, que foi baterista do Nirvana


Amanhã finalmente eu termino essa série, com homenagem a The Strokes. Estão gostando?

4 comentários:

  1. Adooro! Umas das primeiras bandas que eu gostei na vida. Meu post sobre dia do rock também foi inspirado neles.
    E mal posso esperar pelos Strokes!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, a importância de Nirvana se resume a trazer as camisas xadrez back to life! hahahaha! Detesto, acho pobrinho, mas, ao mesmo tempo, é reflexo da época, né? Que bom.

    Tô comentando mais pra dizer que você mandou MUITO bem nesse série de posts! Parabéns! Puta trabalhão e boa pesquisa (apesar d'eu discordar muito dos "ouça também"... mas eu sou old school, nunca colocaria Janis e Joss Stone no mesmo post! :P)

    Parabéns Fê, seu blog tá cada dia melhor! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Então, sobre o "ouça também": confesso que sempre fico na dúvida sobre as bandas que eu escolhi, não conheço beem todas, só acho que, em geral, quem curte o som dos Beatles, Janis ou Nirvana pode também gostar das relacionadas, até pq eu mesma gosto.

    O único critério mais certinho que eu sigo é colocar pelo menos uma banda mais atual, ou ainda em atividade. Joss Stone entra nesse sentido. Talvez o estilo dela não tenha a ver mesmo com Janis Joplin, mas a relação que eu fiz entre as duas foi basicamente vozeirão + música boa :]

    ResponderExcluir
  4. adoro! nirvana nada como comemora esse dia super especial ouvido nirvana!

    ResponderExcluir