quarta-feira, 11 de agosto de 2010

As primeiras linhas


E hoje começa aqui no Clueless uma série de posts sobre literatura. Por que? Porque amanhã começa aqui em São Paulo a Bienal do Livro, um dos eventos mais legais não só da cidade, acho que de todo o país. Eu já frequento há muuuito tempo (minha primeira Bienal foi em 1998, eu acho, em que eu pude conhecer as…Chiquititas!! hahaha, sério!), não perco uma (sábado estou lá! :D), e achei que devia falar um pouco mais sobre literatura aqui no blog. :)

Então, pra começar a série, que deve ir até semana que vem, vamos começar do começo, né? Literalmente! Porque a gente sempre tem alguns livros queridos, que ficam marcados pra sempre na nossa memória. mas será que a gente lembra como eles começam? As primeiras linhas, primeiras frases, primeiras impressões que temos deles?

Previous
1 of 21

PRIDE AND PREJUDICE (1813), Jane Austen
''It is a truth universally acknowledged that a single man in possession of a good fortune must be in want of a wife.'


A Entertainment Weekly fez uma lista com 2o "opening lines" de livros consagrados. Para conferir, é só clicar aqui.
E você, lembra de alguma frase legal de um livro? Eu não me recordo de nenhuma em especial agora. Mas vamos inovar um pouco o negócio? Haha, desafio você a abrir algum livro, o que esteja mais próximo no momento, e ler uma frase qualquer, de uma página aleatória. Vamos usar a página 67 como amostra, vai. E aí, qual a primeira frase que você leu? A minha foi essa:

"Eu confio em todos vocês, e acho que ninguém nessa sala me venderia a Voldemort"

É, por coincidência (mesmo!) tirei Harry Potter e as Relíquias da Morte ontem da gaveta pra ver se consigo reler a tempo da estreia do filme. Esse é um exercício bem bobinho, mas ainda assim divertido. Então, me conta qual livro tá próximo de você aí! E qual ou quais as frases que você gosta nele :)

Um comentário:

  1. Gostei bastando do seu blog, muiito criativo!
    Tô te seguindo, seg a gente!
    Bjuss
    http://ideiaoquadrado.blogspot.com/
    @IlmaraaRibeiro

    ResponderExcluir