sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A incrível técnica do plano sequência

O post de hoje é, ao mesmo tempo, dica musical e top top. Essa semana, um clipe chamou minha atenção. Primeiro, porque a cantora era totalmente desconhecida pra mim. Uffie é uma cantora americana de 22 anos que tem musiquinhas nesse estilo, electro, bonitinho, bem legal.



O segundo fator que me chamou a atenção foi o clipe em si. Ele é feito em plano sequência, e, na minha opinião, esse é um estilo de clipe que sempre prende muito a atenção, faz você querer ver até o final, ver como vai terminar a historinha. Sem falar que deve ser super difícil de fazer e eu fico tentando descobrir se o vídeo foi todo feito em sequência mesmo ou se tem quebra de cenas, hahaha.

Enfim, pra ter uma ideia melhor dos clipes em plano sequência, selecionei alguns aqui que eu achei bem interessantes:

(clipe no link acima. não dá pra postar por causa da proibição de incorporação do Youtube :P)

Vamos começar com a música símbolo de uma infância dos anos 90, né! Esse é um dos primeiros clipes das Spice Girls, e é, sem dúvida, o melhor deles. Porque né. Não importa se a sequência é super bem feita, se o set de filmagens era um lugar super complexo, se elas andam de costas, cantam, dançam e a Mel C dá um mortal em cima da mesa de jantar. A parte mais legal meesmo é a coreografiazinha tosca na escada, hahaha

Jack Johnson - Sitting, Waiting, Wishing


Esse é ótimo por dois pontos. Primeiro (e óbvio), é Jack Johnson. Segundo, o clipe é plano sequência, com um detalhe básico: é de trás pra frente! Muito bom, muito incrível. E super original, uma vez que eu nunca vi um clipe assim nem antes desse, nem depois ;)

Foo Fighters - My Hero



Há também os clipes semi-plano sequência. Essa expressão horrível que eu acabei de criar significa que o clipe é praticamente todo em uma tomada só, exceto por alguns cortes, alguns focos em outras cenas. Um ótimo exemplo disso é My Hero, do Foo Fighters. Eu amo Foo Fighters, então claro que estou sendo bem parcial aqui. Mas enfim, assistam. Vale a pena.

(clipe no link acima. não dá pra postar por causa da proibição de incorporação do Youtube :P)

Outro exemplo é Warwick Avenue, da ótimaa Duffy. Esse daqui é menos geniaaal porque a tomada é toda feita dentro de um carro, não tem tantos detalhes assim pra a agente reparar. Mas o destaque é pra emoção da cena. E pra linda música também, claro.

(clipe no link acima. não dá pra postar por causa da proibição de incorporação do Youtube :P)

Enquanto o clipe da Duffy não era tão complexo assim, o do Kaiser Chiefs vem pra mostrar o contrário. O destaque é exatamente para os detalhes, pra cada cena que a câmera pega da cidade, cada pessoa, cada movimento. Muito, muito, muuuuito legal. Plano sequência totalmente diferente de todos os outros.

Feist - 1, 2, 3, 4



Claro que a louca dos musicais aqui teria que colocar um clipe com coreografia nessa listinha também, né! E não encontrei nenhum melhor que esse da Feist. Quem já montou uma coreografia sabe o quanto é difícil preencher uma música inteira e, mais do que isso, coordenar todos os dançarinos pra fazer movimentos iguais e movimentos diferentes também. Esse clipe faz isso perfeitamente, e ainda interage com a câmera. Sério, deixo aqui minha admiração eterna ao diretor desse clipe. Sou sua fã, cara. Hahaha

(clipe no link acima. não dá pra postar por causa da proibição de incorporação do Youtube :P)

Esse é um clássico do plano-sequência. E das montagens de vídeo também. Kylie Minogue passa o clipe inteiro dando voltas no quarteirão e encontrando clones de si mesma. E você simplesmente não consegue parar de ver, de reparar nas atuações dos figurantes do clipe, dos detalhes do quarteirão da filmagem. Muito legal, um dos melhores do gênero, sem dúvida.

Miley Cyrus - Start All Over



Como eu comecei com tosquice pop, vou terminar com tosquice pop também! Haha, brincadeira, eu gosto dessa música da Miley Cyrus, e acho o clipe muito bom também. Resume bem a ideia do plano sequência, e é bem bonito de ver, cores alegres, personagens interessantes :]


Bom, depois dessa overdose de plano sequência, fiquei com muita vontade de saber como funciona a gravação de um vídeo assim. Se eu achar algum vídeo de bastidores, prometo postar como update. Por enquanto, vou continuar me encantando com esse tipo de vídeo e tentando descobrir cada movimento, cada quebra de cena… :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário