segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os livros das séries

Todo mundo sabe nomear váarios filmes inspirados em livros, até mesmo séries baseadas em livros. Mas você sabia que várias séries têm livros baseados nelas mesmas, ou melhor, em seu sucesso? Tava reparando nisso esses dias e não é difícil imaginar o que eu resolvi fazer aqui. Uma listinha, claro! Olha aí:

Gossip Girl


GG é uma dessas séries inspiradas numa série de livros (opiniões são divididas entre as pessoas que preferem os livros e as que preferem a série. Eu prefiro a série). E um dos grandes destaques da adaptação para a TV é, sem sombra de dúvida, o figurino, cujo acervo ocupa 5 andares de um prédio em NY! Pensando nisso, e na paixão que os fãs têm pelas roupas de Serena, Blair e companhia, o costume designer da série, Eric Daman lançou o livro You Know You Want Me


O livro é cheio de desenhinhos como esses de cima, mas, segundo as reviews das livrarias, poderia ter mais fotos, mais informações. Mas, se é um guia detalhado que você quer, tem esse outro livro também:


Spotted (dá pra ver algumas páginas do livro aqui) é um guia que destrincha as duas primeiras temporadas da série: todos os episódios, todas as tramas, as confusões emocionais dos personagens, as locações, tudo. Meio parecido com o livro A Nova York de Sex and the City, que eu ganhei e postei aqui. Aliás, falando de Sex and the City…

Sex and the City

Imaginem meu espanto ao ver, semana passada, que o livro do filme Sex and the City 2 (esse que eu já postei aqui em maio) está à venda, lindo e por 35 dinheiros na Fnac em frente à faculdade! E agora, imaginem o desespero da pessoa pobre aqui ao saber que existem também livros incríveis com os bastidores da sérieee!!!

(Dá pra ver previews dos livros clicando aqui e aqui)

Os dois são o mesmo livro, mas a primeira edição, da capa rosa, fala mais das primeiras temporadas, com quiz, fotos de bastidores, essas coisas. A segunda edição é atualizada e mais completa, bem no estilo dos livros do filme, com muito destaque pros figurinos, como mostram as fotos abaixo:


Clique aqui e aqui para ver as imagens ampliadas


Clique aqui e aqui para ver as imagens ampliadas


Nem quero comprar esses livros. Imagina. *----------*

House

Mudando da água pro vinho, outra série que eu amo tem livros disponíveis (e o melhor, disponíveis no Brasil, em português, e por preços amigos) é House. Adoro esse médico tão sarcástico, rabugento e adorável, e adoro ver como ele e a equipe resolvem os diagnósticos de doenças tão tensas, haha. E aí, eis que existe um livro que tenta desvendar o mistérios por trás das doenças dos pacientes Princeton-Plaisnboro:



A Ciência Médica de House foi escrito por um um ex-repórter de saúde da CNN que foi a fundo no assunto pra ver se existem mesmo as doenças que prendem a nossa atenção a cada episódio e se os tratamentos perigosos/estranhos que House escolhe são possíveis e dão certo (ou não). Existe mesmo malária no cérebro? O fumo pode ajudar na cura de uma inflamação intestinal? Eu, que não costumo me interessar por nada biológico, medicinal, terapêutico, fiquei muito curiosa pra ler esse livro.

Mas, vou confessar que tem um outro livro sobre House que me deixou mais curiosa ainda:


A ideia de fazer um livro de auto-ajuda baseado na filosofia de House é, no mínimo, inusitada. Eu diria que é até meio absurda, porque o cara chegou ao fundo do poço taantas vezes que né. Não é muito exemplo pra ninguém. Mas, surpreendentemente, o autor consegue extrair várias coisas boas dos episódios, e fez esse guia sobre a personalidade de House, que, inegavelmente, fascina e encanta até quem não gosta dele. E, além de conter frases ótimas do nosso médico preferido, olha os ensinamentos no estilo House que o livro dá:
*Ganhe o respeito dos demais tendo a ousadia de ser você mesmo.
*Desconfie sempre dos outros. Se não tem argumentos para o fazer, invente-os.
*O mundo conspira contra si, faça os possíveis para encontrar os culpados.

No mínimo, você vai poder dizer "eu ri", né, hahaha.

Friends


Não resisti, tenho que falar dos livros da série preferida! Haha, basicamente, os livros de Friends são guias de episódios e trivias, feitos por gente que conhece tanto, mas tanto da série, cada detalhe, cada episódio, cada fala, que quase faz com que eu pareça uma fã normal. Todos esses aí de cima são assim, e, pra quem tiver curiosidade, aqui tem a preview de um deles.

Mas tem um outro livro sobre Friends que se diferencia desses aí de cima…


Fala que você nunca teve vontade de saber qual é mesmo a receita dos cookies da vó da Phoebe? Ou do mac and cheese que a Monica fez pro Chandler no dia de Ação de Graças? Ou as receitas de todos os outros Thanksgivings da série? Hahah, por isso achei ótima e super divertida a ideia de fazer um livro com as receitas de Friends :]

Glee


E pra quem acha que só as séries mais antigas, mais consagradas, tem direito a ter seus livros, Glee está aí pra provar o contrário. E ainda existem três tipos de livros: o primeiro, que é uma novelinha, baseada na série, mas aparentemente com algumas diferenças na trama e nos personagens; o segundo, que é um dos livros dos bastidores de Glee, com biografias dos atores, segredos e curiosidades das gravações, histórias de bastidores e tudo o que se tem direito (inclusive, dá pra ver a preview de um desses livros aqui); e o terceiro, também um dos livros com as músicas, as partituras, enfim, o guia musical da série. Tudo pra quem é fã se viciar mais ainda em Glee.


Bom, esses foram os livros que eu achei das minhas séries preferidas. Mas com certeza deve ter por aí muitos livros sobre Lost, ER e outras séries de sucesso. Eu só sei que, se antes as livrarias já eram um paraíso pra uma booklover como eu, agora, com essas descobertas elas viraram simplesmente uma perdição! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário