quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A incrível técnica do clipe tipográfico

Tem certas tendências que nos perseguem. Não tem gente que sempre conta histórias de números que aparecem sempre na vida delas, ou símbolos, etc? Tem gente que chama isso de sincronicidade. Mas calma, meu post de hoje não passa nem perto desse misticismo todo. É bem mais leve, haha.

O fato é que eu já tinha reparado no clipe tipográfico desde que vi o do Cee Lo Green (e até postei aqui). Eis que essa semana eu vejo que Glee (eu juro que vou parar de falar de Glee, hahaha) vai fazer cover dessa música, "Fuck You", o que me lembrou do ótimo clipe. E também vi, nomesmo dia, o clipe do Weezer aí embaixo. E resolvi investigar mais esse negócio.

O clipe tipográfico é aquele clipe em que aparece a letra da música, sempre com a tipografia em evidência, em animação, muito legal (não, eu não estou falando de karaokê, haha). Mas legal mesmo é eu parar de falar e mostrar os clipes que eu selecionei pra ilustrar o post, né? Então tá:

Mika - Lollipop


O clipe mais colorido e fofo da face da terra! Haha, Lollipop é visualmente muito bonito, e a possibilidade de acompanhar a letra na animação só deixa as coisas mais alegres ainda!

Coldplay - Viva la Vida


Esse também tem um tratamento visual absurdo de lindo, e super combina com a música. É um clipe não oficial, feito por fãs, mas ó, pra mim é melhor que o original.

Weezer - Memories


Adoro Weezer, e essa música nova deles casou perfeitamente com o clipe abaixo, super engraçado, jovem, com um ar de coisa de menino, sei lá. Muito legal.

Jet - Are You Gonna Be My Girl?


Música muuuuito boa, com uma vibe super pra cima, impossível de ouvir parado, tranquilamente. E o clipe tipográfico dela soube captar exatamente esse espírito. Só podia ser um pouquinho mais longo, né?

Panic at the Disco - Nine in the Afternoon


Eu sou super mega fã de Panic at the Disco, portanto, sou suspeitíssima pra falar, acho lindo tudo que eles fazem. Mas vê se você não concorda comigo que esse clipe é encantador!

Rihanna - Disturbia


Olha, nem gosto muito das músicas da Rihanna, muito menos dessa fase dark dela, representada por Disturbia. Mas esse clipe me surpreendeu. Então estou aqui me redimindo, e assumindo que gostei - e até cantei junto - com Disturbia em tipografia ;P

Beatles - Help


Beatles é unanimidade, não preciso nem comentar. Só queria dizer mesmo que os clipes tipográficos que fizeram em homenagem a eles são um mais fofo que o outro, por exemplo, Revolution (versões 1 e 2), Come Together (versões 1 e 2), YesterdayWith a Little Help From My Friends e Strawberry Fields Forever (versões Across the Universe <3).

Katy Perry - Hot and Cold


Pra terminar, o clipe tipográfico da Katy Perry é bem a cara dela: girlie, divertido, colorido. E tem outros muito bons também, como California Gurls e Waking Up in Vegas.

Bom, acho que já deu pra perceber ao longo dos posts aqui do Clueless que o meu poder de precisão e de escolha não é muito forte, né? Por isso eu ainda selecionei alguns outros clipes tipográficos bons pra quem se interessar, tipo Ke$ha, Michael Jackson, Vanessa Carlton, Owl City, I Will Survive, Queen.

Então tá, né, chega por hoje. Vou ficar de olho nas próximas tendências que me perseguirem. Com sorte, talvez elas rendam posts legais de fazer como esse :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário