quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Trilhas Sonoras - Do Cinema para a Vida (e eu prometo nunca mais fazer um título tão brega quanto esse)

.
Então que ontem saíram os indicados ao Oscar 2011 e eu não falei nada sobre isso. Shame on me.

Poréem, eu já tinha programado aqui esse post que fala sobre cinema. Sobre cinema e música. Não é difícil advinhar que eu estou falando de trilhas sonoras. Sobre aquela cena que se torna memorável por causa daquela música de fundo, sobre aquela coletânea de músicas que faz com que você se encante, enfim, sobre aquele detalhe essencial do filme que fez com que você entrasse na comunidade do Orkut "Queria que a vida tivesse trilha sonora". (You know you did, you know you did, you know you did)


Para ilustrar esta pequena amostra sobre o tema, escolhi aqui algumas das que eu considero as melhores trilhas sonoras já produzidas no cinema. Óbvio, é muito pessoal. Óbvio também, deixei muitas trilhas sonoras legais de fora. Mas enfim, prepare a pipoca, o guaraná, e curta a seleção de ótimas músicas incluídas em filmes igualmente indispensáveis:


Quase Famosos - Sim, essa sou eu, falando maais uma vez aqui no Clueless sobre um dos meus filmes preferidos (já falei dele aqui, aqui e aqui!). Mas a verdade é que, quando se fala sobre trilha sonora, é impossível ignorar Quase Famosos. Aliás, é impossível ignorar Cameron Crowe, o diretor do filme. Um dos editores mais importantes da história da Rolling Stone, dá pra ter uma ideia do imenso - e da melhor qualidade - conhecimento musical dele, né? Em Digam o que Quiserem (o filme dessa cena famosa aqui), o foco é na música dos anos 80; em Vida de Solteiro, o foco é totaal no rock do começo dos anos 90 (inclusive com participação do Pearl Jam no filme). E, em Quase Famosos, filme que conta a história de uma banda dos anos 70, a trilha sonora não poderia ser mais brilhante.

Da trilha sonora de Quase Famosos, ouça: Elton John - Tiny Dancer, Cat Stevens - The Wind e Stillwater - Fever Dog (a banda do filme!)


Juno - Juno é um filme indie. A trilha sonora não poderia ser diferente. Juno é um filme muito, muito bom. Mais uma vez, a trilha sonora não poderia ser diferente! Muitas das músicas foram sugeridas por Ellen page, a atriz principal, que inclusive canta uma musiquinha com Michael Cera no filme. E, de todas as trilhas sonoras que eu conheço, é difícil pensar em uma que se encaixe tão bem com a história, com os personagens, enfim, que seja tão a cara do filme quanto a de Juno.

Da trilha sonora de Juno, ouça: Anyone Else But You - Ellen Page e Michael Cera, Doll Parts - Hole e Belle & Sebastian - Piazza, New York Catcher


Pretty in Pink - John Hughes costuma colocar músicas bem marcantes em seus filmes (Don't You Forget About Me que o diga). Com Pretty in Pink não podia ser diferente. Trilha sonora bem eclética, de rock melancólico a Blues, de pop anos 80 a Elvis. E o mais importante: as músicas são as atrizes coadjuvantes mais importantes das cenas. Do tipo que você quase não reconhece se tirar o som do filme.

Da trilha sonora de Pretty in Pink, ouça: The Psychdelic Furs - Pretty in Pink, Otis Redding - Try a Little Tenderness e The Smiths - Please Please Please Let Me Get What I Want


500 Dias Com Ela - Definitivamente o filme com melhor trilha sonora dos últimos tempos. Sério, é sensacional. Daqueles que você ouve a música e não consegue descansar enquanto não descobre o nome, baixa e fica ouvindo no repeat como se não houvesse amanhã. Músicas perfeitas para cenas perfeitas de um filme genial. Sem mais comentários.

Da trilha sonora de 500 Dias Com Ela, ouça: Wolfmother - Vagabond, The Smiths - There's A Light That Never Goes Out, Hall and Oates - You Make My Dreams Come True


A Primeira Noite de um Homem - Se você quiser entender de verdade 500 Dias Com Ela, tem que assistir esse filme. A Primeira Noite de Um Homem é um filme do fim dos anos 60 com uma história bem interessante, personagens bem marcantes, com um enredo que gera boas discussões. E, como trilha sonora, não poderia ter melhores representantes: Simon & Garfunkel, que fizeram para o filme músicas que, mais do que ótimas, são ícones, da época, da dupla e do cinema.

Da trilha sonora de A Primeira Noite de um Homem, ouça: Simon and Garfunkel: Mrs. Robinson, The Sound of Silence e April Come She Will


Maria Antonieta - Assim como acontece com Cameron Crowe, Sofia Coppola também é um ótimo exemplo de diretores que sabem escolher as melhores músicas para servir de trilha sonora para seus filmes. Ela fez isso muito, muito bem em As Virgens Suicidas e Somewhere (que estreia essa semana, e no qual as cenas com trilha sonora são as melhores do filme). Mas o uso de trilha sonora mais brilhante dela foi, sem dúvida, em Maria Antonieta. Quer coisa mais inusitada do que colocar rock num filme que fala sobre a nobreza francesa do século 18? O resultado é demais, como você pode observar nesta cena.

Da trilha sonora de Maria Antonieta, ouça: Bow Wow Wow - I Want Candy, The Strokes - What Ever Happened e The Cure - Plainsong


De Repente 30 - É uma das comédias-românticas-filme-de-menininha mais legais de todos os tempos! A história da menina de 13 anos que deseja ter 30 e, magicamente, um dia acorda realmente com 30 anos, é recheada com o filé da música pop dos anos 80! E mesmo quem não viveu a época vai se empolgar com as cenas em que a protagonista canta e dança os clássicos da época, como Thriller, nessa cena hilária ;)

Da trilha sonora de De Repente 30, ouça: Madonna - Crazy For You, Pat Benatar - Love Is A Battlefield e Rick Springfield - Jessie's Girl




Pelas minhas contas, eu rodei uns mais 20 anos de cinema pra selecionar as melhores trilhas sonoras da cultura pop, né? E acho que aí tem trilha sonora pra várias horas de filme. Agora, minha sugestão é: faça valer aquele tempo que você desperdiçou na comunidade "Queria que a vida tivesse trilha sonora" e baixe todas as músicas pro seu MP3/Ipod. Não, sua vida não vai se transformar na vida da Maria Antonieta, ou da Juno. Mas vai por mim, o cotidiano fica muito mais legal (ou menos chato) com uma boa música te acompanhando ;)

Ah, e pra quem ficar com preguiça de ir procurar as músicas por aí, coloquei todas numa playlist (de acordo com a ordem em que as respectivas trilhas sonoras foram postadas). Enjoy :)


Ps: para quem está lendo o post do reader, é necessário entrar na página do blog pra ouvir a playlist ;)

2 comentários:

  1. Fernandaaa,vc a cada dia me surpreende mais!!Sério,como vc consegue ser tão criatica?Amei o post,aliás,adoro esses posts gigantes que vc faz :D
    Obrigada por fazer o meu dia mais feliz,pq é só entrar aqui no clueless e ter garantia de coisa legal.
    Parabéns pela dedicação por fazer posts sempre tão divertidos!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Own, esse é o comentário mais fofo de todos os tempos! Brigada, brigada mesmo! Fez meu dia mais feliz também :)

    ResponderExcluir