terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Wishlist - 10 livros legais para ler em 2011


Tudo bem que já estamos em fevereiro, mas ainda é ok fazer listinhas de resolução pro ano novo, né? hahaha, sendo ok ou não, essa sou eu estimulando o consumismo literário alheio com essa wishlist de leitura pra esse ano de 2011.

Selecionei aqui 10 livros, bem variados, que eu quero muito ler durante o ano. Olha aí:



1. Sim, eu sei que não faz nem duas semanas que eu falei do principal livro dela aqui. Mas não resisto e essa sou eu, falando de novo aqui no Clueless sobre minha ídola, Jancee Dunn. Diferentemente do Chega de Falar de Mim, em que ela mescla sua história de vida com seus relatos sobre o trabalho na Rolling Stone, em Por Que Minha Mãe Vai Fazer Uma Tatuagem? (escolher um nome menor pro livro pra quê, né), Jancee fala só sobre a família. Você pode pensar "tá, mas quem tá interessado em saber qual o menu da ceia de natal dela, ou quem perguntou se o pai dela fez com que a irmã decorasse a sala de um jeito horrível?", mas, acredite, você estará interessado. Ler sobre uma família tradicional e unida como a da Jancee é simplesmente adorável e delicioso, como você pode comprovar lendo o primeiro capítulo do livro aqui.
Onde encontrar: na Fnac , por 

2. Já ouvi falar muito desse autor. Já ouvi falar que o texto dele é ótimo, cheio de ironias, já ouvi falar que seus livros já foram traduzidos para várias línguas, enfim, já ouvi falar muito bem. Só que ouvir falar não faz muito mais do que deixar a gente com vontade de efetivamente ler e descobrir o porquê de tanta fama, né? Por isso tô louca pra ler Como Ser Legal, de Nick Hornby. Na história, uma mulher que parece ter tudo (profissão, marido, família) quer mesmo é comerçar do nada, ter uma vida diferente. E aí ela passa a pensar, bastante, sobre o que deu errado, de quem é a culpa, enfim, passa a se questionar sobre a vida. Li uma ótima resenha sobre ele no Depois dos Quinze, e, como pessoa paranóica que pensa nessas coisas todo dia, me parece bem interessante! ;P
Onde encontrar: nas Lojas Americanas, por R$32, 90



3.  Encontrei esse livro super por acaso, no meio da seleção de livros relacionados da Amazon. E achei a coisa mais original e adorável ever! Cassete From My Ex é, como diz o subtítulo, uma coletânea de histórias e trilhas sonoras sobre amores perdidos. Quer dizer, são várias histórias, de autores diferentes (entre eles, a Jancee, do livro aí de cima! ok, parei de falar dela), sobre amores passados que foram marcados por mixtapes, fitas cassetes que eles deram ou receberam de seus respectivos namorados. Sabe aquela sensação (bem estranha) de "saudades do que eu não vivi"? Então, eu nunca fiz uma mixtape na vida (no máximo, um cd muito toscamente gravado com músicas baixadas do 4shared), mas achei tão legal histórias de gente que fez - como a da mulher que agradece ao namoradinho do colégio pelas mixtapes que a educaram musicalmente, hahah - que não resisti, e tive que colocar esse livro na minha wishlist de leituras pra esse ano :)
Onde encontrar: na Amazon, por U$ 15, 63

4. Podem até dizer por aí que a unanimidade é burra, mas, se tratando desse livro, acho que vou discordar. Em todo lugar que eu leio sobre ele, os textos são só elogios. Só Garotos é meio que a biografia de Patti Smith (esse texto da Sarah Oliveira fala sobre ela), que viveu situações bem não convencionais - ela já dividiu comida com mendigos e dormiu em livrarias, por exemplo - e uma grande história de amor com o fotógrafo Robert Mappelthorpe. O romance é o plano de fundo dessa história cheia de intensidade que, mais do que a vida dela, fala sobre o período dos anos 70, da contracultura, desse povo que fez e aconteceu, mas que, no fundo, eram só garotos. Leitura urgentee!!
Onde encontrar: na Livraria Cultura, por R$31,90



5. Fiquei sabendo da existência desse livro pelo CoverSpy (site que "espiona" os livros que as pessoas andam lendo nas ruas e nos metrôs de NY), e, uma vez que ele era muito frequente por lá - o que significa que várias pessoas estavam lendo - decidi ver do que se tratava. Descobri que é outro livro que fala sobre a efervescência da Nova York dos anos 70, mas de um jeito bem diferente. Deixe o Grande Mundo Girar (o título em português) conta diferentes histórias vividas na cidade, como a de um equilibrista que anda sobre um cabo estendido entre as torres gêmeas e a de mães que choram por seus filhos no Vietnã, que se misturam no final. Gostei da sinopse e vou confiar no gosto dos new yorkers! ;)
Onde encontrar: na Livraria Cultura, por R$52,90

6. Outra descoberta do CoverSpy, e, vou confessar, fui pesquisar mais sobre o livro porque gostei da capa! haha, mas calma que, pelo menos na sinopse, o livro não decepciona. Quer dizer, pela sinopse não dá pra saber muita coisa, porque o autor é desses que quer preservar o mistério do livro para que as pessoas fiquem interessadas e queiram devorá-lo o quanto antes possível. Como eu sou uma delas, tenho que me limitar a dizer que Pequena Abelha é a história de duas mulheres (o título do livro é o apelido de uma delas) cujas vidas se encontram num dia fatídico, em que uma delas precisa tomar uma decisão complicada. Dois anos depois, elas se reencontram. E aí a história começa de verdade. Indo pra livraria comprar em 3, 2, 1...
Onde encontrar: na Livraria Cultura, por R$29,90



7. E na lista dos já-devia-ter-lido-há-muito-tempo-não-sei-porque-ainda-tô-enrolando, esse livro aparece no topo! Para Uma Menina Com Uma Flor é uma coleção de crônicas de Vinicius de Moraes, inclusive a crônica que dá nome ao livro (uma das minhas preferidas de todos os tempos, costumava até usar como descrição de perfil do blog). Se todas as outras crônicas forem tão boas quanto essa, já vai valer, e muito, o investimento :)
Onde encontrar: na Livraria Cultura, por R$ 41,00

8. Agora, nas férias, li um dos melhores livros da minha vida: As Meninas, de Lygia fagundes Telles. A forma com que ela constroi as personagens, com uma psicologia e uma complexidade tão forte que elas parecem reais mesmo (e super identificáveis) é sem igual. Encantada que fiquei, claro que fui procurar outros títulos da autora, né. Encontrei vários, entre eles, Venha Ver o Pôr-Do-Sol, com várias histórias dela, com o melhor de sua narrativa sensível, profunda, que fala de pessoas comuns e nos faz sentir íntimas delas. Pra ontem!
Onde encontrar: na Livraria da Travessa, por R$27,90


9. Não bastasse o livro ser de uma autora que eu super admiro, super adoro ler tudo que ela escreve (Teté Ribeiro, que já escreveu A Nova York de Sex and the City e hoje participa do programa Saia Justa), o tema desse livro é muito, muito interessante. Divas Abandonadas fala sobre a vida e os amores de 7 divas do século XX, entre elas, Marilyn Monroe, Lady Di e Tina Turner. O prefácio, feito por ninguém menos que Constanza Pascoalato, já diz tudo: "A vida parece mais fácil para as mulheres bonitas. Elas têm mais namorados, mais gente em volta, mais fãs. Mas isso não quer dizer que são mais felizes que as outras mulheres".
Onde encontrar: no Submarino, por R$48,50

10. Pra terminar, um livro que eu já prometia ler desde esse post aqui, mas, até agora, nada. Adoro Caio F., adoro como ele consegue colocar tristeza em seus textos de um jeito absolutamente real, sem parecer, nem de longe, brega ou piegas (pra quem não conhece, vale seguir o perfil com frases dele no twitter). Morangos Mofados é um dos preferidos de uma amiga mnha, e também é o mais bem avaliado no Skoob. Agora, porque eu estou enrolando tanto pra ler, nem eu sei dizer :S
Onde encontrar: na Saraiva, por R$44,90


Vale lembrar também que, pra quem não tiver muita ideia do que ler esse ano, ou de como conseguir ter o hábito de leitura, há dois posts que ajudam MUITO:
- o post no blog De Maneira Alguma, da minha amiga querida @lethaargic, sobre o Desafio Literário 2011, que dá um guia pra gêneros literários pra ler em cada mês do ano. Muito legal!
- o post da Juliana, do megacombo, com ótimas dicas pra a gente aprender a ter hábitos de leitura

De resto, e agora que você já terminou de ler esse post, vale aquela velha dica: saia do computador e vá ler um livro! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário