quarta-feira, 13 de abril de 2011

5 documentários, biopics e filmes sobre músicos

.
Sim, estou fazendo a louca dos Top 5's essa semana! Hahah, não sei se foi influência do incríveel show do U2 no domingo, se foi o lançamento dos cds do Foo Fighters e da Britney recentemente (sim, ouço os dois igualmente com o maior amor do mundo; obviamente não sou normal), a confirmação de mais um show do Paul, mas o fato é que tô muito no clima groupie, amando todas as bandas do mundo. Não que algum dia eu tenha deixado esse clima, mas enfim.

Daí que, como não tenho a chance de sair por aí acompanhando as turnês de quem eu bem entender, fico cheia de amor platônico pra dar procurando filmes, documentários e o que mais aparecer sobre música. Então resolvi transformar tudo isso em post, com essas listinhas aí embaixo:



Parece que tem uma leva de bons documentários de bandas vindo por aí, né? Tem o do Foo Fighters, o do Elton John (dirigido por Cameron Crowe), tem até um do U2 (que é mais um show do que um documentário). Porém, tem um outro documentário sobre o U2 que parece muito mais legal, o Killing Bono. Conta a história do início da banda, em Dublin, pelo ponto de vista do jornalista Neil Cormack, líder da banda rival do U2 na época. (É, na verdade isso é um filme, e se enquadra muito melhor na categoria de baixo, haha)

Além desses, gostaria de citar aqui dois clássicos: This Is It, com os bastidores do que teriam sido os últimos shows de Michael Jackson e o Por Toda a Minha Vida com os Mamonas. Acho todos os PTMV muuuuito bons, mas esse definitivamente foi o melhor.



As biografias cinematográficas são um negócio tão, mas tãao legal, que lá fora tem até um nome próprio: são chamadas de Biopics, mistura de biograohy com picture. E, dentro do gênero "biopic", eu diria que as histórias de vida de músicos estão sempre entre as melhores! Quer exemplos? Então toma: O Garoto de Liverpool, sobre a vida pré Beatles de John Lennon (sério, esse filme é lindo MESMO!), The Runaways, sobre a banda feminina do hit Cherry Bomb; Johnny e June, sobre os cantores e apaixonados Johny Cash e June carter (papel que rendeu um Oscar de melhor atriz à Reese Witherspoon); Sid & Nancy, sobre a história de um dos casais, senão O casal, que mais deu baphão e fez história no rock e I'm Not There, que tem uma coisa bem interessante: em vez de ter um só ator no papel de Bob Dylan, há vários personagens interpretando-o, cada um com características específicas da personalidade dele. Gotta love biopics, sim ou claro? :D



Porque depois de tantos documentários e biopics sobre bandas legais e reais, não dá um aperto no coração ver filmes sobre bandas e/ou cantores incríveis mas de mentirinha? Hahaha, e não, não serve de consolo baixar a trilha sonora do filme. Bem que eu gostaria que a cantora country que Gwyneth Paltrow interpreta em Country Strong existisse mesmo. E super iria num show das DreamGirls, seria fã de The Wonders e até ia cantar super alto as músicas da banda da personagem da Lindsay Lohan em Sexta-Feira Muito Louca, hahah!

Ah, e o 5º filme dessa lista foi uma super descoberta: Chico & Rita é uma animação espanhola-britânica que conta a história de romance e música entre um pianista e uma cantora. Fofo demais!


Agora resta a dúvida, o que a gente faz primeiro? ( ) assiste o filme  ( ) ouve as músicas  ( ) surta que não vai dar tempo de fazer tudo  (X) todas as anteriores? ;P

Um comentário:

  1. Um documentário que eu gostei muito foi o A Todo Volume! É fantástico! Você tem que assistir! E quero muito ver Killing Bono e This is It.
    =1

    ResponderExcluir