segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Union Jack e a Cultura Pop

.
Eu juro que estou tentando sair do transe casamento-real-que-coisa-mais-linda-cadê-meu-príncipe no qual me encontro desde sexta-feira às 5:55 da manhã. Mas, antes disso, tá permitido só mais um ligeiro post sobre o assunto (prevejo perda massiva de leitores em 3, 2, 1…)?

Além do vestido de Kate, do beijo na sacada e do noivo príncipe dizendo que ela estava linda no altar, também achei o maior amor do mundo as ruas de Londres todas enfeitadas com a bandeira da Grã-Bretanha, a Union Jack para os íntimos. Pra galere que adorou se gabar na última semana dizendo que o bafafá acerca do casamento era uma futilidade só, que não ia mudar a vida de ninguém, já tá na hora de repensar, né - o post da Luiza sobre o tema é super válido pra isso :)

Porque se teve uma coisa que mudou a vida de muita gente com esse casamento foi o aquecimento da economia com essa recente "anglomania". De repente, a família real volta aos holofotes e todo mundo sente os reflexos do orgulhinho que os britânicos sentem nesse momento. A Union Jack começa a estampar tudo, e, sendo uma das bandeiras mais lindas do mundo, na minha opinião, fica difícil resistir, né? Até eu, que sempre segui a linha de pensamento "se não sou patriota, não 'visto a camisa' nem do meu próprio país, não é idiota demais vestir a camisa do país dos outros?" tô engolindo minhas palavras e tô morrendo de vontade de comprar alguma coisa com a bandeira do Reino Unido #shameonme

Mas, apesar de o tema só ter sido mais explorado nos últimos tempos, o amor à pátria britânica nem é nada inédito. As referências à bandeira na cultura pop são muitas, começando com o famoso God Save The Queen, dos Sex Pistols:


A tal referência serviu de molde e mote pra váarias outras montagens e manifestações artísticas, sendo uma delas até com a própria Kate Middleton ("God Save The Future Queen"):

Clique na imagem para ampliar

O fato é que, tanto antes dos Sex Pistols quanto depois, a Union Jack sempre foi muito divulgada pelos ícones da cultura pop, sejam eles do cinema, da moda ou da música. Selecionei váarios exemplos deles:








(Foi mal, Sex Pistols, mas pra mim essa é a utilização da Union Jack mais icônica de todos os tempos, hahaha) 

1. Alexa Chung, 2. Cheryl Cole, 3. Florence Welch, 4. Amy Winehouse, 5. Helena Bonham-Carter, 6. Katy Perry, 7. Willow Smith

1. Zooey Deschanel, 2. Jessie J, 3. Miley Cyrus, 4. Selena Gomez, 5. Agyness Deyn, 6. Dita von Teese, 7. Georgia May Jagger

Enfim, dá pra perceber que a Union Jack é amada por artistas de todos os tempos, todos os estilos, britânicos ou não, que fazem a bandeira parecer ainda mais legal e estimulam o uso artístico dela, seja em roupas quadros, whatever. Aliás, para saber mais sobre o uso da bandeira em decoração, vide o post da Thereza do Fashionismo sobre isso, e para ver mais looks com essa estampa, o lookbook e o we heart it são dois pratos cheios ;)


Agora, só me resta terminar este post com o exemplo do uso mais certo e consciente da Union Jack dos útlimos tempos:

Keep Calm, You Can Still Marry Harry ♥

2 comentários:

  1. Gente, tem coisa melhor do que amiga que facilita a minha vida com posts bacanas? Você tem ótimas ideias e ainda me dá sugestões do que trazer de souvenir quando for pra Londres, veja bem! :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei a abordagem! E, principalmente, a foto final kkkk

    ResponderExcluir