segunda-feira, 18 de julho de 2011

Filmes de criança pra todas as idades

.
Assim que Harry Potter nos deixou na última sexta-feira, me joguei na nostalgia e decidi rever os primeiros filmes da saga, num clima bem de depressão voluntária. Não, eu não pretendo arrastar mais posts com a mesma temática da semana passada, mas acho que poderia usar o caso do nosso querido bruxo como gancho para este post aqui.

Vendo "…A Pedra Filosofal", "…A Câmara Secreta", eu reparei em quão fofas eram aquelas crianças e como desde aquela época elas já tinham muito talento e sabiam conduzir o filme (com uma boa direção também, claro) de um jeito que agradasse o público a que o filme se destinava majoritariamente naquele momento (ou seja, as próprias crianças de 10, 11 anos) e também aos adultos. Porque né, uma história não precisa ter personagens de uma faixa etária definida pra ser boa, né.

Daí eu me coloquei a pensar em filmes tecnicamente "de criança" mas que podem perfeitamente entreter muito marmanjo por aí. Filmes cujo elenco é principalmente formado pelos pequenos, que são o centro da trama, e que conseguem contar a história com competência de gente grande. Escolhi alguns desses filmes como meus favoritos. Olha só:


Eu acho que esse filme poderia passar uma semana inteira no "Cinema em Casa" que eu assistiria todos os dias. Porque sério, com um protagonista chamado ALFALFA, tem como não amar? Os Batutinhas fala sobre aquela velha birra entre meninos e meninas, e o que acontece quando o primeiro amor surge no grupo. Muito, muito legal :)


Mais do que um filme sobre crianças, Conta Comigo é um filme sobre amizade. Sobre crianças que aparentemente tinham pouco em comum uns com os outros, mas que tinham um companheirismo entre si maior que qualquer diferença. Além de todas as reflexões existenciais e mini-dramas interiores dos personagens, Conta Comigo é um legítimo filme de aventura, daqueles que fazem os espectadores mais cagões (tipo eu) fecharem os olhos em algumas cenas, haha.

Atenção também pro diretor do filme, Rob Reiner. Ótimo em comédias que são muito acima da média, é dele também outro filme sobre pré-adolescentes, Flipped, que eu já falei muito (bem) nesse post.


De certa forma, Agora e Sempre é a versão menininha de Conta Comigo. O elenco de destaque é formado por quatro garotas, cada uma com seu estereótipo, que são super unidas quando têm 12 anos. Mas a diferença é que Conta Comigo foca na aventura dos garotos naquele período da infância, enquanto Agora e Sempre intercala a infância das meninas com o reencontro delas adultas, no qual elas refletem e discutem sobre o que aconteceu naquela época, o que sentiam, o que mudou. Impossível não se identificar com uma delas e não imaginar também o que aconteceu com nossas amiguinhas de infância.

Existe ainda um filme que ainda não estreou no Brasil (nos cinemas em 12 de agosto), mas que fez enorme sucesso lá fora e promete ser consagrado como um dos mehores filmes do ano: Super 8.


O nome Super 8 é referente à câmera que as crianças usam para filmar uma colisão entre um caminhão e um trem de carga na cidadezinha onde vivem. Porém, o que parecia ser apenas um acidente vai parecendo cada vez mais misterioso e perigoso, e é claro que a tensão e aventura do filme vão crescendo. Alguma dúvida que vai ser difícil desgrudar os olhos da tela?


Além de serem todos ótimos filmes com um igualmente ótimo elenco (independente da pouca idade), outra coisa que eu reparei é que não tem nada com mais cara de férias do que filme de criança! E você, já escolheu qual vai assistir? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário