terça-feira, 12 de julho de 2011

Momentos musicais em Harry Potter

.
Então que amanhã é o Dia do Rock. Tenho duas coisas a comentar sobre esse dia:
1ª - por que razão estúpida o Dia do Rock ainda não é feriado?
2ª - por que outra razão estúpida o Dia do Rock tinha que cair justo na semana em que toda a minha dedicação com os posts está direcionada para Harry Potter?
Daí que eu tenho que dar um jeito de incluir os dois eventos no blog de algum jeito. Amanhã tem post sobre os roqueiros queridos da nossa vida, mas hoje, vamos tentar falar sobre o rock nos filmes de Harry Potter.

Qualquer pessoa que já tenha assistido pelo menos uns 2 filmes sabe que essa não é uma tarefa fácil. Harry Potter é um filme muito incrível quando se fala de efeitos especiais, de fotografia, de figurino. Mas quando se fala de trilha sonora…

…todo mundo só se lembra daquela trilha sonora oficial. A ideia, no primeiro filme, é que cada personagem tivesse sua trilha, uma musiquinha instrumental que tocasse em determinado momento em que ele aparecesse em cena. Porém, a única dessas trilhas que realmente pegou e foi utilizada em todos os outros filmes foi a "Hedwig's Theme".


Ok, essa é a trilha principal, mas convenhamos que música, mesmo, é uma raridade. Um dos poucos exemplos é de "Harry Potter e o Cálice de Fogo", o quarto filme. Durante o Baile de Inverno do Torneio Tribruxo, uma banda faz a parte musical do evento. E os caras tinham um estilinho bem rockinho, viu.

A banda começa mais ou menos aos 4:45

A banda se chama The Weird Sisters - na tradução para português, ficou As Esquisitonas. O vocalista, Jarvis Cocker, é da Pulp, uma banda britânica (de verdade) que tem um som meio pop-rock com toques de disco, e que, com tais características, obviamente só poderia ter feito sucesso nos anos 90, haha. Parece que eles voltaram a apresentar novos trabalhos agora, esse ano. Vamos acompanhar :)

A música se chama "Can You Dance Like a Hipogriff?" e uma versão estendida dessa cena do show pode ser vista aqui embaixo:


Outro momento musical é de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1". A cena não estava no livro, foi uma invenção do diretor, mas olha, é de uma beleza e sensibilidade tamanha que a gente não só desculpa a "intromissão" como também aplaude, muito! Harry e Hermione estão passando por um período tenso, quando toca uma música no rádio e ele pega ela pra dançar pra tentar alegrá-la. Uma das minhas cenas favoritas de todos os filmes.


A qualidade tá péssima, mas a música é ótima: Nick Cave - Oh Children. Inclusive já cheguei a exaltar mais essa cena nesse outro post aqui.

Enfim, esses são os momentos musicais que consegui lembrar da saga Harry Potter. Mas algumas pessoas que, com um pouco de vontade de colocar mais música nesse negócio e muita vontade de tirar sarro da obra, fizeram o espetáculo "A Very Potter Musical". Eles fazem uma paródia com elementos de vários livros todos misturados, e com números musicais no meio.


As músicas são ótimas, o musical é realmente engraçado e pode ser visto na íntegra no youtube. E o Harry Potter em questão é o lindo do Darren Criss. Tem como não amar (mais ainda)? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário