terça-feira, 2 de agosto de 2011

As Boy Bands do momento

.
Quando se fala em boy band, a gente lembra instantaneamente de Backstreet Boys, Five, e mais várias outras que aproveitaram o embalo e investiram nesse tipo de formação musical. Poréem, os tempos são outros. Hoje, ninguém mais deve ter pôster no guarda-roupa de Nick Carter e seu cabelo loiro tigelinha (até porque Nick já está quase um tiozinho). Hoje, ainda existem "boy bands", mas o estilo e o conceito são completamente diferentes.

Não sou especialista em música nem nada (se eu fosse, esse blog provavelmente não se chamaria clueless, certo?), mas acho que consigo perceber duas tendências na música atualmente. Uma é a de bandas que têm músicas produzidas com um som eletrônico de fundo, ou mesmo interferindo nas vozes - veja bem, não estou falando de tecno ou qualquer uma de suas subdivisões,estou falando de músicas com produção levemente eletrônica. A outra é a de bandas alternativas que fazem tanto sucesso que, de uma hora para outra, não são mais tão alternativas assim - ok,isso sempre existiu, mas sou só eu ou realmente o indie está mais popular do que nunca?

Dito isso, dentro dessas duas tendências, dá pra destacar as duas bandas mais importantes e representativas de cada uma. Na primeira, temos o Foster the People.


O Foster the People já apareceu aqui no No Repeat com a música que já é considerada o hit do verão nos Estados Unidos. E com razão. A batidinha aparentemente inofensiva, easy listening, logo caminha para um refrão absolutamente irresistívele viciante. Quem prestou atenção nos indicados do VMA pôde perceber que os caras realmente estão com um certo prestígio: estrearam esse ano e já estão concorrendo a dois prêmios.

Quem se interessar poderá comprovar que a banda não é daquelas "one hit wonder". As outras músicas seguem o mesmo estilo e são igualmente impossíveis de serem ouvidas com indiferença. Exemplo disso: I would do anything for you, Miss You. Aliás, o clipe de Pumped Up Kicks mostra os bastidores da banda, e, entre shows esgotados e músicas subindo na parada da Billboard, dá até pra dizer que o Foster the People veio para ficar.


Outro fato que eu acredito ser muito importante ressaltar sobre a banda: potencial estético. Sério, reparem. Os três integrantes são até que bem pegáveis. Arrisco dizer que desde a duplinha Julian Casablancas + Fabrízio Moretti, do Strokes, a gente não via uma banda com esse apelo visual, haha. Quer ver?




A outra banda, da tendência dos indies que alcançaram a fama, é o Mumford & Sons.


O Mumford & Sons é uma banda meio folk da Inglaterra que, apesar de não ter todo o poder belezístico do Foster the People, também tá fazendo muito sucesso. São quatro integrantes, sendo que o vocalista, Marcus Mumford, é o responsável pelo nome estranho do grupo.

O que eu considero mais legal e talvez um dos maiores motivos para a ascensão do Mumford & Sons é a letra das músicas. De uma qualidade impecável, os versos são desses que gerariam uma infinidade quotes no tumblr. Destaco as músicas The Cave, Little Lion Man e White Blank Page como ótimos exemplos.



Falando nisso…


A qualidade das músicas do Mumford & Sons pode ser encontrada já nos primeiros versos das letras. Meu preferido, de longe, é o primeiro verso de The Cave: "It's empty in the valley of your heart", que fez com que de cara eu já me interessasse muito pelo que eles ainda iriam cantar e pela banda em si.

Li essa semana um artigo nesse site com uma lista de 25 primeiros versos impactantes de músicas. Daí que, não conseguindo evitar, também quis fazer uma lista dessas, só que bem mais curtinha. Abaixo, alguns dos meus 5 primeiros versos de músicas preferidos:

Hello, darkness, my old friend, Simon and Garfunkel - Sound of Silence

There's a fire starting in my heart, Adele - Rolling in the Deep

• Today it's gonna be the day that they're gonna throw it back to you, Oasis - Wonderwall

• I listen to the wind, to the wind of my soul, Cat Stevens - The Wind

Hey, ho, let's go! Ramones


Com letras nesse nível e músicas boas assim, tem como reclamar dessa nova safra de boy bands? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário