terça-feira, 9 de agosto de 2011

A moda dos super-heróis

.
Com tantos filmes de super-heróis estreiando nos cinemas agora, há várias coisas para se observar e comentar: a qualidade dos filmes (Lanterna Verde já pode ser considerado o #fail do ano?), qual filme segue mais à risca e mais filmente a história dos quadrinhos, qual ator interpretou melhor o personagem, qual filme tem os melhores efeitos especiais, como vai ser a continuação desses filmes, qual super-herói é o mais gato (olá, Capitão América), enfim, inúmeros assuntos surgem dessa linha. Eu vim aqui falar daquele que provavelmente é o mais irrelevante deles: a moda dos super-heróis.

É uma coisa que as pessoas nem sempre reparam bem, mas que já virou símbolo da nossa cultura. E eu gosto de acreditar que, com esse post, estarei prestando um serviço aos que pretendem algum dia encarnar algum herói ou heroína numa festa à fantasia - especialmente eu e meus colegas de faculdade, na famigerada Pororoca Louca no fim deste mês, hahaha.

E, apesar de não ser um tema tão frequente nas discussões nerds sobre super-heróis, o figurino é, sim, uma coisa que marca muito, e faz a diferença, e causa polêmica quando sai do lugar-comum. Um ótimo exemplo é o rebuliço que deu quando colocaram a Mulher-Maravilha de calça comprida.

A versão 2011, a versão dos anos 70 e a versão da Kim Kardashian de #brinks

O figurino é da série que queriam fazer com a personagem, que acabou sendo cancelada - teve boatos que o episódio piloto era péssimo mesmo. O que teve de fã cornetando a roupa mais comportada e prática da coitada…porque né, a gente pode até concordar que a roupinha da Mulher-Maravilha é linda, mas não deve ser a coisa mais confortável e funcional do mundo. Eu, particularmente, acho muito, mas assim, MUITO complicado mesmo ter que salvar o mundo e ser símbolo sexual ao mesmo tempo.

Porém, não é impossível. Veja o caso da mulher gato. Saiu a versão mais recente do figurino da personagem, interpretada por Anne Hathaway no próximo filme do Batman. A roupa é aquela clássica, toda colada, que cobre o corpo todo - o que já elimina o problema da Mulher-Maravilha, que teria que ficar puxando o tomara-que-caia pra cima o tempo todo, por exemplo - e é também uma das fantasias mais sexys ever.

Anne Hathaway de Mulher-Gato confortável (repare na bota com salto baixo e plataforma), Michelle Pfeiffer de Mulher-Gato sexy ao extremo, com roupa de latex que deve ser um parto pra colocar/tirar, e Halle Berry de Mulher-Gato extrapolando os limites do brega e do mau gosto

Nesse caso também dá pra relacionar a qualidade do filme com a da fantasia. Foco na Halle Berry e essa coisa bizarra. Este filme que ela fez é considerado um dos piores filmes de todos os tempos, fracasso total. Já a versão com a Anne, precisa dizer que promete (muito)?

Esse modelo de fantasia da mulher-gato é praticamente o pretinho básico do mundo dos que possuem super poderes. Várias outras heroínas do cinema fizeram uso do estilo:

Scarlett Johansson em Homem de Ferro, Sra. Incrível em Os Incríveis e Jessica Alba em Quarteto Fantástico: se até Edna Modas aprova o modelito, quem somos nós pra dizer o contrário?

Aliás, o modelo acima é uma adaptação feminina ao clássico masculino imortalizado pelo Super-Homem, no famoso look da cueca pra fora da calça. Não sei quem foi que falou que a combinação funcionava, mas o fato é que a moda pegou, e praticamente todos os super-heróis usam esse uniforme todo colado ao corpo, com pequenas alterações e customizações pra criar aquela identidade.

Super-Homem, Batman e Lanterna Verde: a evoulução do figurino

Um desses uniformes que foi ficando "diferenciado" ao longo dos anos foi o do Homem-Aranha, também conhecido como meu super-herói preferido (na verdade, o único que eu realmente tenho gosto de acompanhar, mas enfim). Tobey McGuire começou a interpretar Peter Parker com o figurino clássico no primeiro filme, passando ao look emo no terceiro e pior longa da franquia. Agora, a foto de divulgação de "The Amazing Spider Man" mostra o lindo do Andrew Garfield com a roupa um pouco mudada e segurando uma mochilinha, gente <3


Mas é bom saber que, assim como as heroínas estão arriscando uma mudancinha no visual, alguns heróis também aparecem com figurinos diferentes desse clássico. Vide os exemplos abaixo:

Thor, Wolwerine e Capitão América

Legal ver como figurinos tão ícones da cultura pop continuam se reiventando. Fica dica pras festas à fantasia da vida ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário