segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Moda jovem dos anos 40

.
Então que eu tô fazendo, ou melhor, planejando fazer um trabalho beem grande sobre ser jovem, sobre a juventude. Daí que, enquanto pesquisava referências, tendências e coisas interessantes sobre o tema, caí nesta que eu considero um das descobertas fotográficas mais legais que eu já vi na vida.

As imagens são da Life, e mostram garotas jovens, adolescentes, dos anos 1940, em momentos normais na vida de qualquer menina dessa idade: com as amigas, dançando, se arrumando em frente ao espelho, conversando com o boy magia. O mais legal de tudo é ver que essas garotas, que têm idade pra ser hoje nossas avós, e que foram criadas com alguns valores tão diferentes dos nossos, nas fotos parecem tão próximas e tão familiares que podiam ser nossas amigas. Ou nós mesmas.

(clique nas fotos para ampliar)

Adolescente usando jeans e camisa xadrez maior que seu tamanho, o que era um look normal para ser usado em casa, depois da escola; 1944

Close de garota tomando milkshake e exibindo seis diferentes pulseiras com plaquinha de identificação;1944

Garotas dançando na sala de estar de casa durante um social, comendo e bebendo Coca-Cola; 1944

Garota usando camisa e calça do irmão mais velho (prequel do estilo de Annie Hall, será? haha); 1944

Amigas usando suéteres com estampas de animais (moda reinventada por Rachel Berry); 1945

Modelo Madeline Balcar aos 16 anos usando saia de cintura alta, blusa de lã manga curta e lencinho amarrado no pescoço; 1949

Madeline Balcar sendo cortejada com um vestido de bolinhas; 1949

As fotos são de autoria de Nina Leen. Pra a gente ver que as coisas mudam, sim. Mas a essência é quase sempre a mesma. ;)

Um comentário: