segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bonequinha de Luxo inspired

.

.
Se o dia de ontem foi lembrado como aniversário de uma das maiores tragédias que o mundo já viu, o dia de hoje é lembrado pelo aniversário de uma das obras mais adoráveis que o mundo já assistiu. Há cinquenta anos, acontecia o lançamento de Breakfast at Tiffany's, traduzido como Bonequinha de Luxo, filme inspirado no livro de Truman Capote.

Já virou clichê dizer que Bonequinha de Luxo é filme favorito, mas eu continuo batendo nessa tecla, porque acho que é uma história que triunfa pelos detalhes. Já assisti várias vezes, com companhias diferentes, e já ouvi gente dizendo que é uma comédia romântica bem nada demais, até meio chatinha. Discordo do chatinha, mas concordo que, realmente, não há nenhuma trama extraodrinária, nenhum efeito especial incrível que justifique o furor do negócio. Porém, tem alguns elementos que carregam o filme nas costas, e fazem deste um dos grandes clássicos do cinema. Tipo: a doçura absurda da personagem, que consegue ser phyna e engraçada ao mesmo tempo (palmas eternas pra Audrey, né), a trilha sonora linda, o figurino absurdamente icônico que serve de inspiração até hoje.

É sobre esse figurino e essas imagens tão divulgadas do filme que eu pretendo falar mais nesse post. Porque é nessas coisas que a gente consegue ver a grandiosidade de uma obra (ver mais sobre isso aqui). Se, cinquenta anos depois, as pessoas continuam copiando os looks do filme, continuam fazendo editoriais inspirados nele, continuam se fantasiando de Holly Golightly, quer dizer que algum impacto teve. E que lindo impacto, diga-se de passagem.

Com ajuda da minha memória (aka google), lembrei de algumas celebridades que já incorporaram o estilo Breakfast at Tiffany's:


Natalie Portman para um editorial da Harper's Bazaar e Anne Hathaway para um editorial da Vogue


Sarah Jessica Parker fazendo referência a Bonequinha de Luxo em duas ocasiões: na premiére de Sex and the City - o filme e numa cena de SATC, a série.

Falando em séries, cenas do filme também já foram lembradas outras vezes na TV:


Blair Waldorf (Gossip Girl) costumava ter sonhos em que era a protagonista do filme…


…enquanto Kurt e Rachel (Glee) continuam sonhando. Só que acordados.

Também tem blogueira querendo a elegância de Miss Holly:


Valentine, do meu blog de moda preferido, em sua versão bem humorada do clássico

Além disso, são muitas as obras de arte e design inspiradas no filme. Uma mais linda que a outra, aliás. Quem mais quer ter a casa toda decorada com o tema do filme agora?? *----*









Olha, eu sei que repito essa frase exageradamente aqui, mas sério, me diz, COMO NÃO AMAR? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário