sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os melhores clipes - Shows

.
No mesmo esquema do post de ontem, esse também contém cenas fortíssimas pra quem curte e/ou tem vontade de ir em grandes shows. Cuidado, se você sofre por não poder comparecer a esses eventos lindos no momento, há risco de frustração e depressão.

Por outro lado, boa música nunca é demais, né? Bons clipes, então, melhor ainda. Ainda não formei uma opinião se rola mais por falta de criatividade ou grana ou por realmente ser algo bacana de fazer, mas o fato é que vários artistas investem, de vez em quando, em clipes que mostram seus shows. Alguns têm o bônus de mostrar os bastidores da turnê também.

O resultado não tem como ser ruim. Selecionei aqui alguns dos meus favoritos como prova:

Coldplay - Fix You


A música é linda, só queria começar dizendo isso. Mas enfim, o clipe começa calminho, num cenário X, e só começa a valer a pena quando Chris Martin chega ao palco do show, em frente a um estádio lotado. Dois pontos muito legais: se você sempre faz parte da multidão na plateia, vai ter uma ideia da visão monstruosa que os músicos têm do palco. E vai sentir o coração quentinho ao lembrar dos bons momentos que passou em shows quando ouvir a parte em que toda mundo canta junto a música.


Nirvana - You Know You're Right


Foi com essa música que eu comecei a gostar de Nirvana. Lançada em 2002 (quando alcançava o primeiro lugar do Disk MTV quase todo dia), é um dos últimos registros musicais de Kurt Cobain, perdido lá nos anos 90 e resgatado anos depois. É legal porque você vê o perrengue que é uma banda de rock, em meio a dorgas e tudo que se tem direito. Mas vê também que, mesmo com tantas auto-trollagens, mesmo com shows que certamente eram um tanto #fail (não estou falando arbitrariamente, leia mais sobre isso aqui) a música era boa. Assim, muito boa.


John Mayer - Free Falling


Eu achava que quando a gente ouve uma música pela primeira vez e gosta, a gente é meio que educado por ela. Quer dizer, a gente adquire sem querer uma tendência a acreditar que essa é a melhor versão possível e que qualquer cover não vai chegar a altura. Depois que comecei a assistir Glee meio que não acredito muito mais nisso, mas foi com John Mayer que comecei a duvidar desse conceito. Num show que faz parte de um dvd que ele lançou, há um cover de Free Falling, música de Tom Petty. Posso falar? A versão cover é infinitamente melhor. Nível humilhantemente melhor. Foi mal, Tom Petty.


Kelly Clarkson - Breakaway


Música preferida dos meus 14, 15 anos, Breakaway preenche bem a cota pop deste post. É um show de fatores emocionantes pra quem tem nostalgia de show: dá pra ver a galera na fila, os gritinhos, as mãozinhas pro alto e o melhor, dá pra ouvir a ótima voz da Kelly ao vivo, cantando uma das melhores músicas de sua carreira. Aliás, saba que a música foi escrita pela Avril Lavigne?


Avril Lavigne - Losing Grip


Um clipe da Avril em seus melhores dias, quando ela ainda tentava com todas as forças ser rock de verdade (porque agora que quero acreditar que ela desistiu, né, gente? é triste, mas não dá). Na verdade, Losing Grip é um clipe produzido, não é uma cena de show real. Mas vale porque cumpre o mesmo papel dos clipes filmados durante os shows: provoca aquela admiração pela qualidade do artista (quando isso ainda era possível) e faz você querer muito estar no lugar dos fãs (no caso, dos figurantes) do clipe ;)


Foster the People - Pumped up Kicks


Vou ser bem direta: quer ver gente cool em cenas super cool de bastidores de uma turnê esgotada pelos Estados Unidos e com uma música de fundo que pra mim é de longe uma das melhores desse ano? Então assiste esse clipe. E lê esse post no qual eu já falei mais sobre essa ótima banda nova aí de cima.


U2 - Sunday Bloody Sunday


Eu sei que tem muita gente hoje que acha que o Bono é meio coxinha. Mas pra mim ele sempre vai ser um dos caras mais legais da música. Ver esse clipe ajuda muito a sustentar minha opinião. Como resistir a Bono com esse cabelo comprido, essa calça coladinha e esse show nos anos 80 com esse cenário alternativo. Prova que o tiozão de hoje super pode ter sido o jovem dahora de ontem, hahaha.


Los Hermanos - O Vencedor


Vou confessar que só gosto de duas músicas dos Los Hermanos: Ana Júlia e essa. Fui completamente conquistada pelo clipe. Um dia passando pela MTV, ele me chamou a atenção, e eu parei pra assistir. E não tem como explicar tanta coisa boa junta: a letra, a melodia, a fotografia, a beleza da alegria que as pessoas passam no video. É tudo muito legal, tudo muito além de qualquer pseudo-intelectualidade que costuma ser associada à banda ou mesmo aos fãs da banda. É muito bonito ver as pessoas sem medo de serem felizes, porque é esse o sentimento que um show deve criar, né?


Enfim, se deu aquela vontade instantânea e incontrolável de se teletransportar pra esses shows, bem vindo ao clube ;)

Um comentário:

  1. Realmente, só de pensar que não pude ir em certos shows do Rock in Rio já bate uma tristeza...
    A propósito, descobri o seu blog há poucos dias e me viciei! Você escreve muito bem, ótimos posts, dicas, muito divertido e interessante.
    Adorei *-*

    ResponderExcluir