terça-feira, 11 de outubro de 2011

Desguiltypleasurizando as músicas

.
Outro dia, em algum lugar da internet, eu li um depoimento muito interessante. Uma moça comentava sobre guilty pleasures, aquelas coisas que a gente gosta mas se sente culpada porque a qualidade delas não é lá muito digna. Dizia ela que, se as pessoas de seu trabalho soubessem o que ela escuta nos fones de ouvido, com certeza não a respeitariam. Dizia também que mantinha pelo menos umas três músicas indefectíveis no ipod só pra não correr o risco de passar vergonha se alguém perguntasse "e aí, que música você tá ouvindo?".

Eu também não vivo sem fones de ouvido no trabalho e tenho muita música teoricamente vergonhosa no Ipod. Apesar de achar que ninguém tem nada a ver com a minha vida e com o que eu curto escutar, convenhamos que, em certas situações, tem alguns gostos que pegam meio mal, né :S

Se você se identifica com o caso, tenho o prazer de te informar que nossos problemas acabaram! Muitos artistas também curtem as músicas guilty pleasure e fizeram um favor pra gente: gravaram covers delas, que muitas vezes ficam irreconhecíveis da versão original (e mil vezes melhores). Tipo isso:

Baby One More Time - Britney Spears (versão de Bowling for Soup)



Adoro Britney, super canto "baby one more time" no karaokê e daí pra baixo. Mas a grande maioria das pessoas que convivem comigo não compartilham da mesma opinião. Então essa versão com pegada mais punk salva minha reputação. É a versão que os personagens de Sexta-Feira Muito Louca também assumem que curtem - e que é, de fato, muito boa :)

Say You'll Be There - Spice Girls (versão de Ben l'oncle Soul)



A versão original é das Spice Girls. Vou confessar que ainda prefiro o ritmo delas (pop anos 90, um beijo) e sabia até a coreografia do clipe. Mas esse cara, Ben l'oncle Soul, é sensacional. Ele também tem cover de White Stripes e Katy Perry e ótimas músicas em francês. Quer dizer, é um achado (e quem achou foi a Luiza).

Wherever You Will Go - The Calling (versão de Charlene Soraia)



Quem é que não cantou o refrão de Wherever You Will Go (mesmo na verdade pronunciando algo tipo whererydyusdjsdfu go) e suspirou pelos cabelos loiros de Alex Band lá nos idos de 2003, né, gente? Depois a banda diminuiu o ritmo, as pessoas passaram a não curtir mais e a música caiu nas garras do guilty pleasure. Até agora. Essa cantora, chamada Charlene Soraia (que tipo de pais dão um nome desse pra criança? tenho dó), deu um tom totalmente diferente e inesperado pra ela, fazendo a gente ter vontade de cantar junto de novo.

Baby - Justin Bieber (versão de Green River Ordinance)



Queria deixar bem claro que eu nunca tive essa música no Ipod e nem curto o pequeno JustEn. Mas acho que podemos concordar que, depois que se ouve a música pela primeira vez, já era, o refrão fica irremediável e irritantemente grudado em nossas cabeças, parabéns pra ele. Esse cover veio pra deixar a coisa bem menos pior. Até chegar no maldito refrão, parece que nem estamos falando da mesma música. E mesmo quando chega, dá pra curtir. Juro. Só Deus pode me julgar.

Baby Got Back - Sir Mix-A-Lot (versão de Jonathan Coulton)



Para os que curtem Friends, essa é a música de algumas das cenas mais legais de toda a série. E, como bom guilty pleasure que é, faz Ross e Rachel passarem vergonha, muita vergonha. A versão original não rola, mas a versão cover é de verdade muito boa. Isso se você tiver a capacidade de desconsiderar que a letra (como define Rachel, sobre mulheres com bundas gigantes) não combina em nada com o ritmo adaptado.

Hot in Here - Nelly (versão de Jenny Owen Youngs)





Um hip hop clássico que todo mundo se lembra, mas ninguém leva a sério. Quer dizer, ninguém levava. A versão cover é muito amor, gente. A cantora é uma dessas fofinhas, com voz fininha e meiga, que consegue deixar a música fofinha, fininha e meiga também (e isso é bom, juro). Ela conseguiu melhorar infinitamente uma música do Nelly. Só uma coisa: a música conseguiu passar pela aprovação, mas e o clipe? Alces azuis empalhados numa lareira dentro de um iglu cantando "i wanna get my clothes off"? Oi? Dorgas?

Um comentário:

  1. O post é antigo, mas como só li agora, vou comentar agora =P

    Cara, eu acho que então todo mundo é assim, pq eu generalizo total o estilo de música q ouço... digo só que gosto de trilhas de filmes e instrumentais... mas oculto, até sob tortura, que gosto (tmb) das músicas do HSM (=P), filmes da disney e outros musicais... ainda não fizeram covers das músicas d filmes não né? (tirando aquelas horríveis das garotas disney - como a Miley Cyrius e Shetah Girls)

    Ah! E eu tinha ouvido a música da Britney nesse filme e adorei!! procurei q nem maluca até encontrar a música pra ficar ouvindo na época do filme srsrsrs

    ResponderExcluir