sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os novos Leonardo DiCaprio

.
Dia desses, eu estava lendo um artigo muito interessante, sobre um desses assuntos completamente irrelevantes na vida cotidiana da gente, mas que super dá pra discutir e fazer várias reflexões a respeito.

O artigo (esse aqui) falava sobre o déficit de atores com até de 25 anos no mercado hollywoodiano. A tese era a seguinte: se te pedem pra pensar em atrizes jovens em destaque na mídia, você não teria dificuldade pra dar uma lista delas: Emma Stone, Emma Watson, Mia Wasikowska, Dakota Fanning, etc. Mas e se te pedem pra listar atores em destaque nessa mesma faixa etária…parece uma divisão de gênero bem mala, mas depois desse "exercício" não dá pra negar que as jovens atrizes têm se dado muito melhor em questão de fama e reconhecimento do que os jovens atores.

E se essa situação for comparada com o contexto de 10 anos atrás, o cenário parece ainda pior. Porque, depois de achar os tais atores (vou voltar nesse ponto daqui a pouco), é hora de ver o que eles já fizeram na vida pra merecer a fama. E aí que é difícil comparar o currículo dos atuais com o currículo de gente como Leonardo DiCaprio, que antes dos 25 já tinha sido indicado ao Oscar por Titanic e feito vários filmes, inclusive um de Woody Allen.

E aí, fica a questão: os bons atores jovens estão no mercado, sim, ou os filmes com papéis importantes para eles ficarão em stand by até a próxima geração?

Eu pessoalmente acho que tempos difíceis exigem soluções alternativas. Quer dizer, pode ser que não tenha mesmo um Leonardo DiCaprio agora, mas isso não quer dizer que não existam bons atores por aí dando sopa. Daí que eu escolhi 5 dos quais acho que podem ter futuro (ou mesmo presente) bem sucedido:


Por mim, Daniel Radcliffe seria aquela pessoa tipo café com leite, teria imunidade diplomática, poderia usar fila preferencial e todos os benefícios que a vida pode oferecer simplesmente por ter sido (e ser pra sempre) o Harry Potter. Por isso, também acho que ele super merece crédito como ator.

Por que ele merece destaque: eu realmente acho que Daniel Radcliffe é um bom ator, mas acho que ele vai ter que ser muito, muito bom pra conseguir fazer com que as pessoas o conheçam por outros personagens que vier a interpretar. E não se pode dizer que ele não tenta. Já fez peças, inclusive na Brodway, e filmes de terror e de guerra. Eu aposto nele e certamente vou acompanhar.


Daí você me fala, "mas Penn Badgley, ele nem é tão famoso!". E nem nunca teve graande destaque com algum trabalho ao longo da carreira, pelo contrário, ele costuma ser até um pouco coadjuvante. Mas é aí que eu defendo que talvez a sorte dele possa estar mudando..

Por que ele merece destaque: vou confessar que Penn Badgley é uma das minhas maiores celebrity crushes, hahaha. Porque ele tem beleza, mas tem também um ar blasé e uma voz grave que o diferenciam de outros atores que só tem a carinha bonita mesmo. Além disso, ele tem no currículo alguns bons trabalhos (pro meu gosto), como A Mentira e Todas Contra John. E seu primeiro grande protagonista vem aí: Penn interpreta o músico Jeff Buckley no filme que conta sua biografia. Quer dizer, se a gente ainda não ouve muito falar dele, acho que é apenas questão de tempo.


Escolha polêmica, mas enfim. Gostando você de Crepúsculo ou não (ou definitivamene não, tipo eu) não tem como negar que Robert Pattinson é um dos atores mais conhecidos hoje em dia e não podia ficar de fora de uma lista dessas. Mas é de se pensar: ele merece a fama que tem?

Por que ele merece destaque: porque eu não sou fã do trabalho dele na série Twilight, mas acredito que ele possa vir a fazer um bom trabalho em outros filmes. Como fez, por exemplo, em Harry Potter e o Cálice de Fogo e em Água para Elefantes, ambas grandes produções. Enfim, falando no popular, Robert Pattinson tá com a faca e o queijo na mão. E eu não subestimo a inteligência e o talento dele a ponto de achar que ele não vai saber aproveitar as oportunidades.


Shia Labeouf é um desses atores que no começo ninguém presta muita atenção. O rosto é comum, não chama muito a atenção, não se envolve em polêmicas e nem faz filmes adolescentes de sucesso. Mas, quando a gente vê, já tem mil filmes no currículo…e tem certo charme também, tô mentindo? hehe

Por que ele merece destaque: olha, porque pra eu conseguir assistir um filme como Transformers por mais de duas horas, é só pela atuação dele mesmo. Shia Labeouf sem dúvida atua muito bem, e isso pode ser comprovado em vários filmes de estilos totalmente diferentes que ele já fez, tipo Wall Street e Indiana Jones (ambos em suas versões mais novas). Tá claro que ele já é figurinha repetida para as grandes produções de Hollywood, né. Com razão.


Cuidado ao olhar para a foto aqui em cima, você corre sérios riscos de hipnotização. O cara é tão lindo, mas tão lindo, que não tem jeito de ele não ser o queridinho do cinema comercial. O que eu, pessoalmente, não faço objeção alguma ;]

Por que ele merece destaque: porque a beleza ajuda, sim, mas não é tudo. Parece que Zac sabe disso, porque basta observar sua atuação no primeiro High School Musical e sua atuações em filmes como Hairspray e 17 Outra Vez pra ver que rolou, sim, uma evolução. Se ele continuar nesse caminho e principalmente fazer boas escolhas de filmes (não ficar só nos água-com-acúcar é bem necessário), é possível que a gente continue a ver Zac Efron nas telonas nos próximos anos. Muito amor <3


Só queria ressaltar que super cogitei colocar aqui também dois nomes importantes dessa geração - Michael Cera e Chris Colfer - mas o fator "potencial galã" meio que pesou contra. O que não significa que ambos não tenham muuuito talento e que eu não seja fã.

E aí, você concorda que estamos em falta de bons jovens atores ou acha que o que tem pra hoje já tá muito bom? E lembra de algum outro nome que poderia se encaixar nesse perfil? :)

Um comentário:

  1. Acho que o Tay Lautner também é mto bom, gostei bastante do filme novo dele (Sem Saída).

    ResponderExcluir