segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Como fazer uma maratona de filmes (ou o Guia Clueless de Cinema para as Férias)

.
Umas das coisas mais legais das férias é ter tempo de sobra pra se atualizar culturalmente, ou seja, ler todos os livros, ouvir todos os cds e ver todos os filmes que você queria há muito tempo, mas a correria do dia-a-dia não deixava.

Outra coisa muito legal das férias é poder arejar a cabeça, se divertir sem se sentir culpada por não estar fazendo algo mais útil, poder finalmente tirar um tempinho pra fazer tudo o que você mais gosta sem nenhum impedimento.

Uma ótima forma de unir essas duas coisas é dedicar alguns dias ao cinema nos seus dias de folga! Nâo importa se você só vai conseguir fazer uma rápida maratona de filmes no fim de semana ou se vai poder assistir 7325492 filmes durante os seus dias de folga, eu garanto que adicionar um pouco de entretenimento só vai fazer bem à sua mente nesse momento ;)

Para isso, pensei aqui em algumas maneiras de curtir filmes leves e muito bons nas férias. Enjoy :)

POR COMPANHIA
Uma boa anfitriã deve saber agradar a seus convidados. Saiba escolher os filmes certos para entreter quem te acompanha na sessão de cinema

Para ver com as amigas: Filmes que falam sobre amizades não precisam necessariamente ter aquela infinidade de clichês e sentimentalismo. Mas se tiverem muito humor e situações com as quais você e suas amigas puderem se identificar e lembrar de histórias que aconteceram entre vocês, é um incrível bônus para a integraçao do grupo.


Sugestões: Meninas Malvadas, Romy e Michelle e Hannah e Suas Irmãs

Para ver com o namorado: é fato que nenhum cara gosta de comédias-românticas fofas e ilusórias como a gente adora (e se ele adorar também, não é por nada não, mas eu teria um pézinho atrás…). E também não é toda garota que tá a fim de encarar um filme de ação ou um clássico tipo O Poderoso Chefão que o boy quer ver pela 32542354ª vez. Então, ser uma boa conciliadora se faz necessário. Escolher filmes leves e divertidos pode ser uma boa opção (para a sessão e para a sua relação).


Sugestões: Conta Comigo, Curtindo a Vida Adoidado, Amor à Distância.

Para ver sozinha: se você não conseguiu ou não quis companhia pra ver um filminho, não se deprima. Essa é a hora pra você se sentir livre e liberar toda a vontade de se divertir da forma mais tosca possível. Se permita assistir aqueles filmes que você sabe que são ruins, mas são um guilty pleasure incontrolável. Vá em frente e seja feliz com seu mau-gosto, ninguém precisa saber, hahaha.


Sugestões: Tudo que uma Garota Quer, Olha Quem Está Falando Agora, No Pique de Nova York (ou qualquer filme das gêmeas Olsen)

POR TEMA

Clássicos da literatura versão high school: Você já leu os livros Emma (de Jane Austen), A Letra Escarlate (de Nathaniel Hawthorne) e A Megera Domada (de Shakespeare)? Talvez você pense que não, mas se você já viu As Patricinhas de Beverly Hills, A Mentira e 10 Coisas que Eu Odeio em Você, então sim, você conhece a história dos três livros acima. É que esses filmes são versões modernas dos clássicos, adaptadas, muito bem por sinal, a suas próprias décadas, o que faz deles alguns dos melhores filmes de high school de todos os tempos. Para adquirir alta cultura e cultura pop ao mesmo tempo :)


Sugestões: As Patricinhas de Beverly Hills, 10 Coisas que eu Odeio em Você, A Mentira

Retrospectiva de carreira: Quando a gente gosta muito do trabalho de alguém, dá vontade de acompanhar e devorar tudo que a pessoa já fez na vida, né? Então aproveite pra tirar um dia e ver (ou rever) os pontos altos da carreira cinematográfica de seus atores e diretores preferidos.


Sugestões: Woody Allen (Manhattan, Annie Hall, Poderosa Afrodite), Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura, Beetlejuice, Peixe Grande), Audrey Hepburn (My Fair Lady, Bonequinha de Luxo, A Princesa e o Plebeu)

Sessão nostalgia: É bem verdade que provavelmente seus kids days are over, agora você tem grandes responsabilidades nos estudos, no trabalho, na vida; virou gente grande. Então, só pra matar a saudade dos dias em que sua maior preocupação era completar um álbum de figurinhas, reserve um tempo pra curtir uma nostalgia básica e assistir aqueles seus filmes preferidos da infância.


Sugestões (pessoais, obviamente): Meu Primeiro Amor, Lizzie McGuire - Um Sonho Popstar, Operação Cupido

Clássicos do cinema que você nunca viu: Tem certos filmes que é mais seguro a gente deixar a voz bem baixinha quando for assumir que nunca assistiu. Sabe aquele que ganhou o Oscar há alguns anos, aquele que está em toda lista de filmes pra ver antes de morrer, aquele que sua amiga mais cult diz que mudou a vida dela? É, saber meesmo você não sabe, porque a verdade é que você nunca viu. Se você tem vontade de acabar com essas pequenas frustrações cinematográficas, a hora é essa.


Sugestões (mais uma vez, pessoais, filmes que eu nunca vi, mas deveria): Shakespeare Apaixonado, West Side History, La Dolce Vita


E, se nenhuma das alternativas acima for do seu agrado ou você for uma pessoa patologicamente indecisa, há sempre a possibilidade de colocar todas as opções de maratonas em um saquinho e sortear. Ou aproveitar e ver todas logo. Porque, nas férias se entupir de cinema tá permitido, o que não pode é morrer de tédio ;)

4 comentários:

  1. Adorei as dicas,Nanda!Já marquei todos os que me chamaram atenção no filmow e estou ansiosa para assisti-los :D
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas. Woody Allen é uma boa pedida mesmo, O Poderoso Chefão também.

    Amei seu blog.

    Seguindo.

    Se puder passa no meu depois.

    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas traduzidas do rookie...

    ResponderExcluir
  4. Não é traduzido do rookie. Eu cheguei a ler esse post lá e realmente achei muito legal, inclusive peguei a ideia dos filmes high school/literatura (e mesmo assim, o fato de esses filmes serem adaptações de livros famosos é algo que eu já havia explorado aqui em um bom número de posts anteriores; não foi informação nova). Mas esse post em si é uma ideia que eu tinha desde as primeiras férias que tive aqui no Clueless (julho de 2010, e o post estava salvo nos meus rascunhos desde então, como 'O Guia Clueless de Filmes para as Férias', só adicionei o 'Como fazer uma maratona de filmes' porque vi lá, achei divertido e que fazia sentido com o que eu já havia escrito). Todas as ideias de filmes pra ver com o namorado, com as amigas, sozinha, clássicos que você nunca viu, filmes de apenas um diretor/ator, sessão nostalgia e toda e qualquer palavra desse post eu traduzi completa e inteiramente da minha cabeça mesmo.

    ResponderExcluir