segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Do livro pro cinema - 5 adaptações que veremos em breve

.
2011 foi um ótimo ano para os filmes adaptados de livros. Seja pelas franquia$ de sucesso (Harry Potter, Crepúsculo, Sherlock Holmes) ou pelas histórias que a gente só ficou sabendo que vinham de livro depois de ficar sabendo do filme (tipo The Help, Compramos um Zoológico), deu pra perceber de uma vez por todas que essa parceria de literatura e cinema é uma coisa bem difícil de dar errado em Hollywood. E bem difícil de não gerar um entretenimento de qualidade pra nós também, né.

Daí que eu resolvi repetir o post do ano passado e escolher cinco livros-agora-também-filmes que vão estrear nos cinemas neste ano. Vale lembrar que é tudo super palpite, escrevo as impressões que tenho das produções no status atual, ou seja, sem ter visto o resultado final, e torcendo muito pra esses filmes não floparem, porque afinal eu ainda tenho uma reputação a zelar aqui, haha.

Então olha aí alguns dos livros que viram filmes neste ano:

Jogos Vorazes (assista o trailer aqui)

Sinopse oficial: A história é ambientada nas ruínas futuristas da América do Norte, agora dividida em uma capital e 12 distritos. Cada distrito fornece dois adolescente entre 12 e 18 anos, que competem no reality show de sobrevivência que dá nome ao livro. A trama é centrada em Katniss, adolescente de 16 anos que vai para o reality show no lugar de sua irmã, sorteada pelo distrito.

O filme vai honrar o livro? É uma super produção, tá cheio de efeitos especiais e toda a quinquilharia de cuidados com a arte e o som que os filmes de ação costumam ter, então nesse sentido parece bem claro que Jogos Vorazes vai tornar 'real' o que se lê no livro. E para ser escolhida como a protagonista do filme, Jennifer Lawrence teve que passar por vários testes e seletivas com váarias concorrentes (tipo Hailee Steinfeld). É de se esperar que ela faça jus ao esforço e dê o melhor de si para esta personagem.

O Hobbit (veja fotos aqui)

Sinopse oficial: A aventura segue a jornada de Bilbo Bolseiro, que é levado à épica missão de retomar a posse do reino dos anões, Erebor, do dragão Smaug. Abordado inesperadamente pelo mago Gandalf, o Cinzento, Bilbo se encontra no meio de treze anões liderados pelo guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho. A jornada os levará ao desconhecido, por terras repletas de Goblins e Orcs, lobos selvagens, aranhas gigantes, metamorfos e feiticeiros.

O filme vai honrar o livro? A pergunta que os fãs (tanto do livro quanto do diretor) estão fazendo é: Peter Jackson vai mais uma vez fazer um bom trabalho com a adaptação de um livro de J. R. R. Tolkien depois do sucesso dos filmes de O Senhor dos Anéis? Pelo menos as fotos do filme deixam a impressão de que a resposta para essa questão é um grande e gordo "sim":)

O Grande Gatsby (veja fotos aqui)

Sinopse oficial: O Grande Gatsby acompanha o escritor aspirante Nick Carraway enquanto ele deixa o meio-oeste em direção a Nova York na primavera de 1922, uma época em que a moralidade tornava-se menos rígida, o jazz explodia e bebidas ilegais criavam impérios. Em busca de sua própria versão do Sonho Americano, Nick acaba vizinho de um misterioso milionário festeiro, Jay Gatsby, quando vai viver do outro lado da baia com sua prima, Daisy, e o marido dela, o filantropo de sangue-azul, Tom Buchanan. É nesse ambiente que Nick é atraído ao mundo cativante dos super-ricos, suas ilusões, amores e traições.

O filme vai honrar o livro? O Grande Gatsby é uma história tão boa que na verdade já fizeram um filme, em 1977 (dá uma olhada no figurino). Esse filme é o remake da primeira adaptação, haha. Mas acho que o filme tem tudo pra dar certo: tem atores bons e que vendem bem (isso quer dizer que eles fazem com que as pessoas comprem ingresso só pra ver o DiCaprio, por exemplo, e o filme dê bilheteria), tem uma produção de loosho e uma ótima trama. Depois que o trailer sair pra dar uma prévia, arrisco dizer que poucos resistirão ao charme dos anos 20 nas telonas ;)

Um Homem de Sorte (veja o trailer aqui)

Sinopse oficial: Um fuzileiro naval norte-americano encontra no meio do deserto iraquiano a foto de uma mulher que nunca conheceu e começa a ter uma sorte surpreendente. Após sobreviver três campanhas no Iraque, Logan Thibault retorna à Carolina do Sul decidido a encontrar a misteriosa mulher da fotografia, que se tornou um verdadeiro talismã de sorte para ele.

O filme vai honrar o livro? É mais um livro de Nicholas Sparks que vira filme, então meio que já dá pra saber o que esperar: vai ser uma história bonita de amor, a gente vai se apaixonar pelo mocinho, a gente vai vergonhosamente se debulhar de chorar no final, o de sempre. Mas nem sempre as adaptações de Nicholas Sparks estão no mesmo nível que a obra original. 'Querido John', por exemplo, é uma que muita gente diz que 'o livro não se compara ao filme'. E colocar um soldado americano no Iraque como centro do romance já está virando um clichezão das comérias-românticas…

Tão Forte e Tão Perto (assista o trailer aqui)

Sinopse oficial: Aos 11 anos de idade, Oskar Schell é uma criança excepcional: inventor amador, admirador da cultura francesa, pacifista. Depois de encontrar uma misteriosa chave que pertencia a seu pai, que morreu no World Trade Center no 11/09, ele embarca em uma incrível jornada – uma urgente e secreta busca por um segredo pelas cinco regiões de Nova York. Enquanto Oskar vaga pela cidade, ele encontra pessoas de topos os tipos, todos sobreviventes em seus próprios caminhos. Por fim, a jornada de Oskar termina onde começou, mas com o consolo da experiência mais humana de todas: o amor.

O filme vai honrar o livro? Bom, o negócio já foi indicado simplesmente para o Oscar de melhor filme, então, não importa qual seja a sua opinião sobre a Academia, Tão Forte e Tão Perto já merece algum crédito. Por outro lado, grande é o número de críticos que não curtiram a adaptação, a nota que o público do imdb deu foi bem mediana e já ouvi de fãs do livro que a narrativa não seria fácil de ser transformada para o cinema. Que o filme parece bem emocionante é fato. A questão é: vai emocionar com uma história bonita e bem construída (e com trilha sonora de U2) ou vai emocionar com sentimentalismo forçado? É esperar até 3 de março pra ver.

E aí, qual filme adaptado você tá mais ansioso pra ver? :)

Um comentário:

  1. Fernanda, seu blog é tudo de bem, faltava um blog que abordasse assuntos tão legais como os q vc aborda. Parabéns!!!

    ResponderExcluir