terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Inspiração de moda em 13 filmes (Parte 2)

.
Continuando o post anterior, mais alguns figurinos inspiradores do cinema:

Anos 70 - The Runaways e Foxes

Eu não vivi os anos 1970, mas a impressão que dá é que a moda da época teve grande influência da música. De um lado, o punk, com toda aquela atitude, representada por cabelos toscamente cortados, roupas de couro, muito preto e tudo que um look despojadíssimo pede. Do outro, o disco, com todo aquele groove, representado por cabelos à la Farrah Fawcett, roupas de lurex, muito brilho e tudo que um look glamuroso pede. Referências desses dois estilos aparecem ligeiramente nos filmes The Runaways, biografia da banda de mesmo nome, e Foxes (singelamente traduzido como Gatinhas aqui), sobre jovens garotas do fim dos anos 70 querendo curtir a vida.

Inspiração de estilo: couro, camisetas, peças de alfaiataria, camisas de tecidos finos ou brilhantes, calças flare, roupas justas.
O que é melhor deixar no passado: roupas justas (demais), roupas de lurex, botas e sandálias de plataformas enoormes.







Anos 80 - Heathers e Sixteen Candles

Sempre quando se fala de moda dos anos 80, vem à cabeca aquela imagem do exagero, do bizarro, da breguice em suas formas mais brilhantes. Mas eu acho que a moda dos anos 80 era, antes de tudo, muito divertida. A galere se vestia sem medo de ser feliz. Muitas cores, mangas bufantes, tecidos reluzentes, umas combinações estranhíssimas. Os dois filmes que eu escolhi são de high school, sendo que Heathers (um dos filmes mais loucos que eu já vi, em breve comentarei mais a respeito) é totalmente preppy, com muitos casacos, meias-calças, bem arurmadinho mesmo. Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles, o título original e mais digno) é mais gente como a gente, mais camisetas, tênis e vestidos de festa que, se você abrir um álbum de família, vai ver sua mãe/tia/prima usando um modelo bem parecido. Mas, se você quiser ter uma ideia do figurino adulto dos anos 80, nada melhor que Uma Secretária de Futuro.

Inspiração de estilo: cores alegres, blazers, meias-calças, sobreposições (com moderação).
O que é melhor deixar no passado: os cabelos, pelo amor de Deus. E também os vestidos de tafetá com ombreira e o exagero dos volumes das roupas.






Anos 90 - Vida de Solteiro e Empire Records

Já fali muito mais da moda dos anos 90 em posts bem antigos, que valem como referências muito mais acertadas e completas do que as próximas linhas que estou prestes a escrever. Porque eu acho que a moda dos anos 90 é ainda mais diversificada que todas as anteriores, então dá pra ver bem o que era com figurinos diferentes de produções diferentes - 90210, Clueless, Friends e Sex and the City, são exemplos que não dá pra deixar de citar. Mas escolhi esses dois filmes, da primeira metade da década, porque vão contra aquele estereótipo de que a década de 90 foi muito "perua". Vida de Solteiro (já falei 3792549 vezes desse bendito filme aqui, eu sei) é totalmente inspirado no grunge: xadres, roupas largonas, coturno, visual relaxado de propósito. O figurino das meninas de Empire Records (com o título nacional made in sessão da tarde, Sexo, Drogas e Confusão - sendo que não tem quase nada disso no filme) é um pouco mais girlie, com muita saia, curtinha, blusas de lã, botas e clogs. Bem básico, mas sabe quando você olha e já sabe de que época é aquele look? Então.
Ah, e pra ter uma noção da moda do fim dos anos 1990 (totalmente diferente dessa), sugiro o clássico Ela é Demais. ;P

Inspiracão de estilo: camisas xadrez, mini-saia soltinha, coturnos, couro, meia preta.
O que é melhor deixar no passado: calças bag de cintura alta (o horror), roupas muito oversized (um pouquinho é permitido).







Queria ter feito um resuminho da moda dos anos 2000 também, mas não sei se é porque ainda é um passado muito próximo, mas achei muito difícil estabelecer uma identidade de moda, um ou outro figurino que de fato representasse. Mas enfim, com tantos filmes mais antigos de figurino incrível, fica bem fácil tirar o melhor de cada um e fazer a sua própria moda muito mais divertida ;)

Um comentário:

  1. Wow, vários filmes que eu adoro! Amei o post e as dicas. :)

    ResponderExcluir