quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os Melhores Clipes - Viagem pelo mundo

.
Dia desses, estava eu em uma das minhas noites em claro (não que eu seja insone, mas acordar depois das 11h não é exatamente a coisa certa a fazer se você pretende dormir cedo, né. Eu nunca pretendi :P) quando, zapeando os canais da tv, caí num programa bem legalzinho da VH1, achoq ue se chama Top 20. Eles sempre fazem top 20 de músicas ou clipes com algum tema determinado. Nesse dia, o tema era Ao Redor do Mundo.

Peguei o programa beem no finalzinho, não consegui assistir nenhum clipe, mas fiquei com a ideia na cabeça. E, como nem gosto de fazer listas temáticas sobre tudo e qualquer coisa, fiquei com vontade de fazer um post nesse estilo também, haha. Veja bem, nem vi esse top 20, estou só me inspirando, não copiando. Qualquer semelhança com a seleção deles é mera coincidência.

Puxei na memória alguns clipes legais que mostram cidades, países, lugares bonitos ao redor do mundo. Assista aí :

Nova York: Nolita Fairytale - Vanessa Carlton


Meu primeiro impulso foi colocar Empire State of Mind pra representar Nova York, por razões previsíveis. Mas aí me lembrei de Nolita Fairytale, pra mim um dos clipes mais legais de todos os tempos. Mostra uma Nova York não tão óbvia, mostra vertentes da cidade (os becos, as placas, o grafite nos muros), mostra as pessoas da cidade, mostra toda uma fantasia que contrasta com a big city. E tem uma fotografia liiinda. Dá vontade de ser Vanessa Carlton por um dia e sair correndo pelas ruas de NY com um cachorrinho do lado.

Para ver mais de Nova York, assista: Ray of Light - Madonna

Londres: LDN - Lily Allen


Esse clipe é legal porque não só a gente vê Lily Allen andando feliz e saltitante pelas ruas da cidade como a gente também ouve ela cantar sobre o lugar, coisas como "as paisagens não tem preço" e "por que eu iria querer estar em outro local?". Ela também faz questão de dizer e exibir que, em Londres, as aparências são uma coisa, a realidade é outra, mas não importa. O legal dessa música e de toda a concepção desse clipe é mostrar a vida em Londres. Missão cumprida da forma mais fofa possível.

Para ver mais de Londres, assista: London Bridges - Fergie

Tóquio: The Killers - Read My Mind



Esse clipe é tão lindo e tão incrível que é difícil até fazer uma compilação em poucas linhas de todos os elementos fofos e divertidos: o Elvis Presley oriental, as criancinhas, os integrantes da banda andando de bicicleta…tudo isso, claro, muito bem sonorizado pela ótimaaaa música e com o background que não poderia ser melhor: a cidade de Tóquio. Quem é que, depois de ver o clipe, não tem vontade de fazer o Brandon Flowers e ficar no meio daquela faixa de pedestres maior do mundo cantando "oh I don't mind if you don't mind, and I don't shine if you don't shine…"

Para ver mais de Tóquio (dos karaokês de Tóquio, né), assista: Love You Like a Love Song - Selena Gomez

África: Paradise - Coldplay


Toda a ideia do clipe é tão divertida e original que não daria pra não citar Paradise (mesmo eu não sabendo em que país exatamente o clipe foi filmado, gostaria de saber). O legal é que eles usaram o estereótipo (o animal que foi tirado de seu habitat e quer voltar pra lá - Madagascar feelings) de um jeito muito, muito fofo, e até inesperado. A hora em que o elefantinho encontra sua banda, no meio da savana, é algo que ninguém tinha feito antes. Um dos clipes mais bonitos do ano passado, disparado.

Para ver mais da África, assista: Waka Waka (desculpa, não deu pra resistir)

Havaí: Bubbly - Colbie Caillat



Colbie Caillat é natural do Havaí, e tudo na sua música exala Havaí: o ritmo, o visual da própria, a capa do cd, tudo. É claro que com os clipes não poderia ser diferente. Todos os clichezões sobre o lugar você encontra aqui: as ondas, as casinhas com vista pro mar, a paisagem verde, a decoração de praia…é inevitável até mesmo pensar em Colbie Caillat sem ser imediatamente transportado pro Havaí, né!

Para ver mais do Havaí, assista: Upside Down - Jack Johnson

Rio de Janeiro: Don't Lie - Black Eyed Peas



Certeza que, em se tratando de clipes de artistas gringos filmados aqui, a primeira referência de todo mundo é Beautiful, de Snoop Dogg feat. Pharrel. Foi o primeiro que eu pensei também, mas é meio muito machista pra eu considerar de bom gosto... Um clipe também gringo, também inspirado no Rio e muito melhor é Don't Lie, do Black Eyed Peas. Os cenários são basicamente os mesmos, as favelas e aquela casa antiga cujo nome eu não me lembro, mas a execução é totalmente diferente, muito mais lúdica, muito mais bonita, muito mais digna do nosso país :)

Para ver mais do Rio de Janeiro, assista: These Words - Natasha Bedingfield

Paris: Paris Nights/New York Mornings - Corinne Bailey Rae



Ao contrário do que o título dá a entender, Nova York não dá as caras nesse clipe, e o dia inteiro se passa em Paris: manhã andando descalça pelos muros da cidade, observando a Torre Eiffel, tarde sentada à beira do Rio Sena e noite caminhando pela avenida movimentada perto do Louvre. Tudo isso com um vestido de festa, cabelo e make lindos e uma iluminação estonteante. A beleza e a voz de Crinne Bailey Rae ajudam muito no quesito "adorável", mas não tem como não dizer que a verdadeira protagonista desse clipe encantador é ela: Paris.

Para ver mais de Paris, assista: Someone Like You - Adele


É um dos maiores clichês do mundo dizer que com a arte, a gente pode viajar pelos lugares que a gente sonha. Mas, com esses clipes, até dá pra entender o que todo o sentimentalismo dessa frase realmente significa :)

2 comentários:

  1. Eu gosto desse programa, sabe? Aprovo sua listinha! Desses aí gosto muito de "LDN" e "Read my mind"!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir