quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Você ainda vai ouvir falar deles - As promessas da música em 2012 (Parte 1)

.
Tão legal quanto ver as retrospectivas de artistas que foram revelação de um ano é tentar prever quais artistas têm chances de se destacar no ano que começa. A vantagem das listas de "previsões" é que a gente ainda tá empolgado com os cantores/bandas, e não de saco cheio da pessoa, sem aguentar ouvir nem o comecinho da música, como acontece se ele fez um sucesso extremo no ano todo.

Assim como no ano passado, esse ano também resolvi fazer a minha listinha de previsões musicais. Um pouco menor que no ano passado, mas mais selecionada, com gente de todos os tipos, super passíveis de idolatria ou trollagens (sim, alguns já tão no nível hater gonna hate de ascensão midiática, haha). Mas acho que, em suma, o critério de escolha desses artistas foi o talento, o bom trabalho e a possível projeção que eles já tem, podem vir a ter e/ou merecem ter.

Sem mais delongas, conheça melhor e ouça melhor o que essas revelações da música podem oferecer:



Nome, idade e origem: Lana Del Rey, 25 anos, de Nova York, EUA.
Estilo musical: pop/indie pop
Indicado pra quem gosta de: Cat Power, Florence + the Machine
O que já fez até agora: Ela era uma desconhecida e sem graça Elizabeth Grant até que teve a ideia genial de se inspirar no estilo 'old hollywood', misturar com a atual cultura hipster, criar o nome artístico mais genial possível e divulgar no youtube um clipe caseiro. Deu muito certo, deu polêmica e hoje só se fala dela.
O que promtete fazer em 2012: Lana podia ser só mais um rostinho bonito com um cabelo deslumbrante no mundo da música. Mas ela de fato consegue combinar o look com músicas ótimas, letras profundas e uma voz de respeito. Em meio a tanta coisa igual, ela consegue se destacar e criar um hype absurdo. Ainda em janeiro desse ano, ela finalmente lança seu primeiro cd, e deve então decolar de vez como a grande estrela pop, merecidamente.
Versos marcantes: It's you, it's you, it's all for you/Everything I do/I tell you all the time/Heaven is a place on earth with you/Tell me all the things you wanna do/I heard that you like the bad girls/Honey, is that true?
Principal single: Video Games


Nome, idade e origem: Skrillex, 23 anos, de Los Angeles, EUA.
Estilo musical: dubstep/eletrônica
Indicado pra quem gosta de: Kill the Noise, Feed Me
O que já fez até agora: Skrillex é o nome artístico de Sonny Moore, DJ e produtor de música eletrônica que mistura house, electro house e dubstep. Hoje, ele é reconhecido como o grande nome do dubstep, estilo de tecno que faz muito, muito sucesso mesmo entre os americanos.
O que promtete fazer em 2012: Aqui no Brasil parece que o negócio ainda não pegou de vez, mas acho que é só questão de tempo. Dizem também que o estilo de Skrillex é o novo emo, e todo mundo lembra da febre que foi o emo, né. Skrillex vem pro Brasil em abril, tocar no Lollapalooza, e, segundo o organizador do evento, Perry Farrel, o dubstep é a grande revolução na música hoje. É esperar pra ver.
Versos marcantes: Look at this/I'm a coward too/You don't need to hide, my friend/For I'm just like you


Nome, idade e origem: Azelia Banks, 20 anos, Nova York, EUA.
Estilo musical: rap/hip-hop
Indicado pra quem gosta de: M.I.A., amanda Blank
O que já fez até agora: Azelia Banks é bem novata, mas já começou bem. Sua primeira música de trabalho, 212, teve colaboração de ninguém menos que Jay-Z. Música, alipas, que já lhe rendeu uma posição na lista da BBC de artistas revelação do ano.
O que promtete fazer em 2012: Como uma boa rapper, ela se destaca muito por sua atitude, suas letras pesadas, seu visual descolado, e tudo isso junto a classifica como um grande talento desse gênero. Azelia está trabalhando em seu primeiro álbun, produzido por Paul Epworth (que já trabalhou com Adele e Florence + the Machine), e já tem pelo menos uns quatro singles a serem lançados.
Versos marcantes: Why you procrastinate, girl?You got a lot, but you just waste all yourself/They'll forget your name soon/And won't nobody be to blame but yourself
Principal single: 212


Nome, idade e origem: banda Walk the Moon, integrantes nos seus 20 e poucos anos, de Ohio, EUA.
Estilo musical: indie/rock
Indicado pra quem gosta de: The Killers, Phoenix
O que já fez até agora: A banda lançou o primeiro single em 2010, e desde então são queridinhos dos indies. Já tocaram em grandes festivais (como o Lollapalooza) e com grandes bandas (como o Weezer).
O que promtete fazer em 2012: Walk the Moon é uma banda que já foi elogiada por revistas super conceituadas, como a Spin e a Nylon. A MTV também já fez elogios aos seus clipes. E o principal, as músicas são de fato muito boas. Eles ficaram um pouco mais famosinhos no fim do ano passado, e agora talvez seja só uma questão de tempo e mais singles para saírem de vez do indie para o mainstream.
Versos marcantes: What do you know?/This house is falling apart/What can I say/This house is falling apart/We got no money but we got heart
Principal single: Anna Sun


Separei mais quatro nomes que prometem aparecer bastante esse ano na música. Se quiser saber quem são, passa aqui amanhã pra ver o post ;)

Um comentário:

  1. aahh postei no meu blog sobre a Lana del rey hoje! E realmente, a voz dela me lembra Cat Power! Já consigo imaginá-la fazendo apresentações em premiações da musica e cinema! Ela parece ser uma artista bem centrada e apaixonante.. vai dar mto oq falar ainda com ctza! =)

    ResponderExcluir