segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Wishlist - Livros legais para ler em 2012

.
Enquanto no fim do ano a gente cansa de ver listas de retrospectiva, no começo do ano são as listas de resoluções e coisas a fazer que não param de pipocar em todo e qualquer site. O meu lindo blog não poderia ficar de fora, né.

A exemplo da que fiz no ano passado, esse ano também montei uma listinha de livros que quero muito ler em 2012. Em 2011, tive uma ótima experiência, e cheguei a comentar o que achei de alguns dos livros aqui. Nesse ano, fiz questão de escolher livros que têm super potencial pra gerar ótimos comentários também :]

Sem mais, chegou a hora de estimular o consumismo literário:


1. Digamos que eu não sou lá muito nerd quando se trata de ler livros de jornalismo (nunca li nenhum livro inteiro do Gay Talese, que é tipo o Papa do jornalismo literário, shame on me), mas tô querendo tirar o atraso. Hunther S. Thompson é um jornalista americano bem famoso por suas longas e sensacionais reportagens e por sua tendência a ficar bem alcoolizado enquanto as apurava, haha. Medo e Delírio em Las Vegas talvez seja sua obra mais conhecida, e fala sobre a missão do repórter de ir pra Vegas cobrir uma corrida de carros - mas tenho a leve impressão que isso é um mero detalhe em meio às loucuras na qual ele se enfia. A história já até virou filme com Johnny Depp (que fez o mais recente Diário de um Jornalista Bêbado, também de Thompson), e é um dos livros favoritos de Daniel Radcliffe.
Onde encontrar: na Saraiva, por R$ 14,40

2. Nem é tanto por gostar do filme que eu coloquei o livro nessa lista. É mais porque Quinta Avenida, 5 da manhã parece juntar dois aspectos que eu amo saber mais sobre qualquer obra de entretenimento: informações e curiosidades de bastidores e análise de como aquela produção influenciou ou foi influenciada pela sociedade da época. Nesse livro, a gente pode conhecer um pouquinho mais de Bonequinha de Luxo por dentro (descrições detalhadas dos personagens, dos atores, dos detalhes das filmagens) e por fora (como o público do comecinho dos anos 60 reagiu à história e à essa protagonista tão diferente das mocinhas ingênuas que o cinema costumava mostrar).
Onde encontrar: na Livraria Cultura, por R$ 39,00


3. No ano passado, li o livro mais famoso do Marcelo Rubens Paiva, Feliz Ano Velho. E tive a mesma reação que 100 entre 100 mulheres teriam/têm durante a leitura: me apaixonei. Certeza que, se fizessem tipo um top 10 de pessoas mais legais do mundo, Marcelo estaria no meio. A gente percebe isso porque, obviamente, ele escreve super bem, com uma naturalidade que me deixa puta por não ter nascido com um talento assim também, haha. Daí que eu tenho vontade de ler todos os outros livros dele, e como gosto muito de crônicas, decidi começar com esse. Pelo que eu acompanho de seus textos em seu blog no Estadão, dá pra perceber que esse livro é uma escolha que não tem como dar errado.
Onde encontrar: na Livraria Cultura, por R$ 32,90

4. Eu acho que sou uma pessoa meio perturbada psicologicamente por gostar tanto de histórias de assassinato e romances policiais em geral (meu sonho é ter tempo livre pra ser inútil e ler toda a obra de Agatha Christie). Quando vi que o novo livro do Jô Soares, além de ser sobre assassinatos de gordas, ter também várias referências à história do Brasil no último século, achei que seria uma ótima, ótima leitura. Devorei em dois ou três dias, e tô meio que em crise de abstinência já. O livro anterior dele, Assassinato na Academia Brasileira de Letras, parece uma boa solução para o meu problema :)
Onde encontrar: na Fnac, por R$ 32,60


5. Pra começar, como pessoa tímida, introvertida e sofredora que sou, lógico que já achei uma super identificação com o título né (Is Everyone Hanging Out Without Me?, algo como tá todo mundo se divertindo sem mim?). Mas esse livro vai muito, muito além no quesito identificação - e nos quesitos simpatia, humor, espontaneidade e genialidade involuntária também. A autora, Mindy Kaling, é escritora, roteirista e atriz (da série The Office). E, basicamente, ela é tipo a minha querida Jancee Dunn: uma pessoa muito talentosa e legal, que tem opiniões divertidas e interessantes sobre tudo, mas é bem gente como a gente. Neste livro, ela escreve suas impressões sobre relacionamentos, a indústria do entretenimento e mais um monte de baboseira que a gente adoraa. Eu li apenas um capítulo e já amo essa mulher, queria que ela fosse minha melhor amiga. Imagina quando eu ler o livro todo.
Onde encontrar: na Livraria Cultura, por R$ 63,80 (importado, ainda sem tradução)

6. Como não amar de cara o livro que deu origem a uma das minhas personagens favoritas do cinema, protagonista do meu filme favorito? Confissões de Uma Groupie é o livro de memórias de Pamela des Barres, a groupie em essência, a groupie original. Ela fala, numa narrativa intercalada por trechos de diários que escrevia, sobre a vida no meio dos grandes nomes do rock e suas relações com eles ('eles' são Mick Kagger, Jim Morrisson, Robert Plant, entre provevelmente muuitos outros). Sua história (e seu visual) serviram de inspiração para Penny Lane (Kate Hudson), de Quase Famosos. Sinceramente, não sei como eu consegui ficar até hoje sem ler esse livro.
Onde encontrar: na Saraiva, por R$ 39,00


7. Tenho essa mania de, de vez em quando, me interessar muito por um assunto e querer ler tudo o que existe no mundo sobre ele. No momento, eu tô meio obsecada por livros de música, sobre música (em breve, um post inteirinho só sobre eles!!). E, pra diversificar um pouco, tô com muita vontade de saber mais sobre boa música nacional, que eu adoro, mas não sei nada muito além do que foi mostrado nas minisséries da Globo e no Uma Noite em 67. Então encontrei esse livro, Noites Tropicais, sobre a bossa nova e a MPB, com histórias interessantes da época e dos artistas, e acho que não podia ter encontrado nada melhor! Pesa muito também o fato de ser do Nelson Motta, de quem eu sou muito fã.
Onde encontrar: na Saraiva, por R$ 19,10

8. Continuando no assunto música, numa das minhas perigo$as visitas à Amazon, descobri duas coisas: rockeiros são nerds e são também meio desocupados, porque a quantidade de livros sobre rock que existem é tão absurda que, pra ler tudo, só sendo muito nerdão e tendo muito tempo livre mesmo. Infelizmente eu não tenho, mas vou tentar arranjar um espacinho na agenda pra ler esse aqui. Rock and Roll: Uma História Social é, segundo a descrição oficial, praticamente um guia intensivo sobre rock, com tudo que um fã quer e precisa saber sobre a história ritmo desde o comecinho até o meio dos anos 90, quando o livro foi publicado. Tô de férias da faculdade, mas quero me 'matricular' nesse curso o quanto antes.
Onde encontrar: na Fnac



9. Esse é um dos livros que a gente sempre vê pessoas famosas colocando na lista de seus livros favoritos, com comentários como "esse livro mudou a forma com que eu enxergo a vida". Esse é um daqueles que a gente tem que tomar cuidado e falar baixinho que nunca leu, pra não correr risco de receber olhares feios como represália. Esse é um daqueles livros clássicos que estão na lista de leitura, e eu decidi que esse é o ano que eu vou acabar com essa palhaçada toda e ler lodo de uma vez. A trama de O Apanhador no Campo de Centeio é sobre um adolescente que fala spbre suas experiências com pais, professores e amigos. Descrição genérica o bastante pra deixar qualquer curioso louco, se perguntando onde entram o apanhador e o campo de centeio nessa história (ou nessa metáfora, vai saber, haha).
Onde encontrar: no Submarino, por R$49,90

10. Para terminar, outro clássico. Tenho muito interesse e vontade de conhecer a obra de Virginia Woolf, e, vou confessar, escolhi esse título porque era o livro mais bem avaliado dela no Skoob. Mas parece bem diferente e complexo: a partis de um dia na vida de uma mulher (a Mrs Dalloway), ela desenvolve uma trama sobre a crise. A princípio, da personagem, mas com um olhar mais atencioso, de sua classe e da sociedade em geral. Não é exatamente um livro feel good, mas certamente é conteúdo de qualidade, algo que faz a mente trabalhar.
Onde encontrar: na Saraiva, por R$ 12,90

Fim do post, hora de fazer aquele esforço enorme de parar de mofar na frente do computador e fazer algo melhor da vida, tipo ler um livro dessa lista ;]

Nenhum comentário:

Postar um comentário