segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

4 filmes de high school que quebram padrões

.
Fevereiro, mês de volta às aulas, aquela coisa de sempre. Você se anima na primeira semana (ou nem isso, na verdade quase todo mundo já começa o ano pedindo mais férias), se anima com o material escolar novo (se você estiver na faculdade, material escolar novo se resume à nova caneta que você comprou porque perdeu a antiga), se anima com colegas de classe novos. Mas é só começarem os trabalhos e a matéria nova que você já está de saco cheio, arranjando desculpas pra faltar/matar aula.

Filmes de high school também costumam ser aquela mesma coisa de sempre. A maioria tem os populares, os bonzinhos, uma historinha de amor impossível e um final feliz que passa bem longe da realidade.

Mas não é seempre assim. A maioria dos filmes se acomodam nesse formato, mas alguns são ousados o bastante pra quebrar esse padrão. Selecionei aqui alguns dos meus preferidos, porque, nesse volta às aulas, acho que é hora de decidir assistir algo diferente ;)

Heathers


Como eu já disse aqui, esse é um dos filmes de high school mais loucos que eu já vi. A história começa como muitas outras: grupo de meninas ricas, lindas e populares curtem humilhar o resto da escola. Três delas se chamam Heather, a outra se chama Veronica. E é justamente ela que se revolta contra o "sistema" e se junta com o namorado no intuito de acabar com a vida delas. Meio que literalmente. Só que o negócio vai ficando sério, e o filme vira um thriller. Muito, muito divertido.

Rock'n Roll High School


Para os que gostam de pregar que rock tem que ser rebelde, transgressor e com atitude, esse filme é uma relíquia. A protagonista é uma garota que ama música, ama rock e ama ouvir sua banda preferida em todo lugar, a todo momento. E sua banda preferida é simplesmente Ramones. O filme é na verdade o épico de uma fã: ela compra briga com a diretora da escola, sonha acordada em seu quarto, se imagina num romance com o músico, fica acampada na fila do show e organiza um motim pra quebrar tudo no colégio - com o apoio dos Ramones! Rock'n Roll High School é um clássico. E nem precisa dizer que a trilha sonora é sensacional.

Jovens, Loucos e Rebeldes



O filme é dos anos 90, mas se passa nos anos 70, e mostra um mesmo contexto de vários pontos de vista. Enquanto alguns alunos se formam e têm que encarar que é hora de virar gente grande, outros estão se preparando pra sair do mundinho pré-adolescente e entrar no ensino médio. Essas duas situações também são diferentes para as meninas e para os meninos. E toda essa galere se encontra numa festa em que todo mundo está, obviamente, muito louco.

Meninas Malvadas


Muita gente acha que Meninas Malvadas é o máximo dos filmes de high school, e é mesmo, porque consegue pegar os maiores estereótipos, misturar com uma trama super original e fazer uma grande sátira/crítica da coisa toda. O jeito como o filme mostra clichês como o drama da festa de formatura, o show de talentos, as populares, e como coloca tudo isso no chão do meio pra frente (a cena de todas as meninas na quadra, por exemplo, é absurdamente boa) nunca foi visto nem repetido em qualquer outro filme.

Quer dizer, se você ainda tem que passar por essa presepada de volta às aulas este ano, pelo menos vamos rir de tudo isso com filmes que também não levam a escola a sério ;]

Nenhum comentário:

Postar um comentário