sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Livros de música

.
Na época do colégio, eu era considerada nerd. Não que eu me esforçasse muito pra manter esse rótulo, mas desde pequena eu sempre gostei de ler, e sempre fui um pouco pressionada em casa pra tirar boas notas, logo o resultado não poderia ser outro senão ser uma das cdf's da sala - em todas as salas que eu estudei na escola.

Só que quando eu entrei na faculdade, vi que a minha nerdice era nada perto da super inteligência e erudição das pessoas que eu encontrei lá. Daí que eu percebi melhor também que não existe um tipo só de nerdice. Existem os nerds de literatura, os nerds de cinema, os nerds de matemática, enfim, qualquer especialização é de certa forma uma nerdice, né.

Decidi fazer esse post agora porque pra muita gente essa é a semana da volta às aulas. E geralmente no começo do ano letivo a gente está mais animado (ou menos de saco cheio) pra ler livros e textos. Uma forma de estimular mais a leitura é focar em um assunto que seja de seu interesse no momento e ir à fundo. Pra mim, um dos assuntos mais legais e com mais material em livro é música. Por isso, fiz uma listinha dividida em categorias de livros de música para entreter, conhecer, absorver, ler, ler, ler.

Música + Social



1. Slanted and Enchanted: The Evolution of Indie Culture, Kaya Oakes: O autor faz o curioso exercício de analisar o que caracteriza e como se desenvolve a cultura indie, principalmente na música, mas também entrando na questão da moda, do comportamento, da arte em geral.

2. Cale-se - MPB e a Ditadura Militar, Manu Pinheiro: Usando as letras das músicas de MPB do fim dos anos 60, o livro analisa o período de chumbo da história do Brasil, e como a música era um instrumento de expressão e comunicação das ideologias da época.

3. She's a Rebel: The History of Women in Rock and Roll, Gillian Gaar: O livro conta cronologicamente a história das mulheres na música, desde as divas do R&B dos anos 50/60, passando pelas punks dos anos 70, e chegando às cantoras, vocalistas e bandas de garotas dos anos 80/90.

Música + Amor



1. 31 Songs, Nicky Hornby: Através de 31 músicas que ele adora, o autor conta o que a música significa em sua vida., como a música o acompanha, o que a música lhe proporcionou. Nicky Hornby coloca um pouco de música e cultura pop em todos os seus livros. Indico também Songbook e Alta Fidelidade.

2. Love Is a Mix Tape: Life and Loss, One Song at a Time, Rob Sheffield: Autor conta sua história e a do amor da sua vida por meio de músicas que marcaram a vida dos dois. Cada capítulo é o nome de uma música, e começa com uma mixtape que um fez para o outro.

3. Você tem que ouvir isso!, Luiz Cesar Pimentel: O livro apresenta playlistas feitas por váarios artistas, jornalistas, estilistas, apresentadores e pessoas influentes em geral com as músicas que eles mais amam. No final, há espaço em branco para o leitor colocar suas preferidas e fazer sua própria playlist.

Biografias musicais



1. According to the Rolling Stones, Rolling Stones: Os quatro integrantes contam nesse livro a história da banda, de como quatro garotos da Inglaterra chegaram onde estão hoje - e tudo o que passaram no caminho. O livro também traz depoimentos de amigos e colaboradores.

2. Cobain, dos editores da Rolling Stone: Esse livro é uma grande compilação de tudo de mais relevante que já saiu na RS sobre Kurt Cobain e o Nirvana, a origem, a história, os percalços. Também traz análises de músicas, depoimentos de pessoas próximas e muitas fotos.

3. Carmen - Uma Biografia, Ruy Castro: Como toda boa biografia de Ruy Castro, a de Carmen Miranda também é extremamente detalhada, ano a ano. Dá pra saber como ela chegou ao estrelato e conhecer mais sobre o Rio de Janeiro e Hollywood dos anos 40 e 50.

Relatos sobre os músicos



1. Chega de Falar de Mim, Jancee Dunn: existe até uma tag pra essa autora aqui do tanto que eu falo dela, mas é que é inevitável: se você quiser saber sobre os bastidores das entrevistas com cantores e bandas, e sobre a personalidade de vários deles, Jancee é a melhor fonte que tem.

2. De A-ha a U2, Zeca Camargo: A gente vê o Zeca Camargo todo domingo na tv, mas não vê toodo o trabalho que é necessário pra colocar no ar 5 minutos de entrevista com músicos. Ele já entrevistou muitos, muitos deles, e conta tudo com muitos detalhes e informação musical.

3. Main Lines, Blood Feasts, and Bad Taste: A Lester Bangs Reader, John Morthland: Lester Bangs foi e é até hoje uma lenda da crítica de rock. Esse livro traz não só algumas de suas críticas como também entrevistas com músicos, artigos, perfis, etc.

História da(s) música(s)



1. The Beatles - A História Por Trás de Todas as Canções, Steve Turner: o título do livro é bem auto explicativo. Em cada página a gente encontra a história ou a situação que deu inspiração e origem às letras e melodias das músicas dos Beatles.

2. Lit Riffs, Neil Straus: Uma das ideias mais curiosas e interessantes que eu já vi. Vinte e quatro escritores consagrados escrevem histórias baseadas nas letras de suas músicas preferidas. Pequenos contos que tem como inspiração músicas de Foo Fighters, White Striper, Cat Power...muito legal!

3. 300 Discos Importantes da Música Brasileira, Carlos Calado: É quase aquela ideia de 501 discos para ouvir antes de morrer, só que muito mais preciso, com muito mais informações e totalmente focado no que tem de melhor na música brasileira.

Música em fotos



1. Um Dia na Vida dos Beatles, Don McCullin: mais de 90 fotos dos Beatles tiradas em um dia de 1968, quando a banda gravava o Sgt. Pepper's Lonely Heart's Club Band. No final, há um artigo de Paul McCartney contando suas impressões sobre como foi o dia daquelas fotos.

2. Pearl Jam Twenty, Cameron Crowe: O livro é a versão impressa do documentário de mesmo nome. É enorme, lindo e tem de tudo: fotos de bastidores, fotos de arquivo, notas de turnê, set lists, desenhos, anotações. Além de entrevistas com os integrantes e músicos amigos da banda.

3. Rolling Stone - 1.000 Covers, dos editores da Rolling Stone : Uma viagem por mais de 40 anos de capas da revista Rolling Stone, com fotos que se tornaram ícones da música e da cultura mundial. O livro também traz quotes e trechos de entrevistas com os artistas.

Fala se não dá vontade de ser orgulhosamente um(a) nerd, um(a) music geek depois dessa lista!
(Caso interesse, a grande maioria dos livros podem ser encontrados na Livraria Cultura ;)

Um comentário:

  1. Só digo uma coisa - "31 Songs" e "Chega de Falar de Mim..." são livros que indico de olhos fechados. Acho difícil não gostar, mesmo não se interessando muito pelo tema. São leituras leves e MUITO agradáveis. Preciso dizer, vou adicionar muitos itens deste post na minha lista :)

    ResponderExcluir