quarta-feira, 28 de março de 2012

Meme: Top 5 Filmes da Minha Vida

.
Uma das melhores coisas de ter blog é poder fazer memes. Você pode falar de você e das coisas que você gosta assim, sem pretexto nenhum, só porque alguém começou e você acha importante continuar a brincadeira. A gente finge que memes são um exercício de auto-conhecimento, mas na verdade tá mais pra um exercício de leve exibicionismo - que eu particularmente amo, não só fazer como ler o dos outros também.

O meme de hoje então é uma coisa linda, que já devia ter sido feito antes. Eu roubei do (ótimo) blog da Tati Lopatiuk, e tem um tema bem curto e grosso: os 5 filmes da sua vida.

Eu fiquei surpresa porque, ao contrário do que eu pensava, eu não tenho 5 títulos prontos na minha mente quando penso em cinco filmes que me marcaram. Mas dei uma fuçadinha na memória (aka Filmow) pra lembrar não só dos meus preferidos, não só os que são minha fonte imediata de entretenimento (insira qualquer filme adolescente aqui), mas aqueles que realmente me deixaram encantada ou reflexiva ou os dois ;)

Tentei colocar em ordem de hierarquia, mas meio que os dois primeiros estão empatados no meu coração <3

5. Tudo Acontece em Elizabethtown




Como eu já tive a cara de pau de dizer nesse ~video~, eu amo Elizabethtown porque é um filme sobre o fracasso. E esse "tema" é explorado de um jeito tão bonito, tão diferente, tão sensível, que acaba sendo a melhor auto-ajuda involuntária que você pode consumir. O protagonista, ninguém menos lindo que Orlando Bloom, perde o emprego vergonhosamente ao mesmo tempo que seu pai morre e ele tem que cuidar dos trâmites em sua cidade natal no interiorzão. Adicione uma trilha sonora incrível, personagens ótimos e diálogos sensacionais e você terá um filme pra ser visto milhões de vezes.


4. Agora Seremos Felizes




Filmes antigos em geral contém uma inocência e beleza que nada depois dos anos 60 pode se comparar. Mas esse, em especial, é tão, mas tão amor que nem dá pra explicar. A história nem tem nada demais: uma grande família vive uma vida feliz e movimentada em St. Louis, até que o pai comunica que todos vão se mudar para Nova York. Mas em 'Agora Seremos Felizes', tudo é realmente muito feliz: a Judy Garland (no que, pra mim, é o melhor papel de sua carreira), as cores do filme, as músicas, a forma como os pequenos episódios são contados ao longo da trama, tudo! É desses pra assistir e ter alguma alegria na vida quando tudo parece estar errado. E é desse filme que saiu uma das minhas cenas preferidas de todos os tempos.

3. Across the Universe




Como não amar um musical dos Beatles tão perfeito quanto Across the Universe??? O único defeitinho que eu encontro são as partes mais "artísticas", que fazem referências à obra de Yoko Ono. De resto, não consigo reclamar de um nada nesse filme. Foi com ele que eu conheci muitas músicas dos Beatles que a minha ignorância havia deixado de lado até então, e foi com ele que eu tomei mais interesse pela história da galere que era jovem nos anos 60. E, obviamente, foi em Across the Universe que eu vi pela primeira vez um certo senhor chamado Jim Sturgess, também conhecido como meu sonho. <3

2. 500 Dias Com Ela




Eu acho esse filme genial. Em cada cena, cada diálogo, cada frame. Extremamente inteligente, extremamente detalhista, extremamente delicado e extremamente bem construído. É impressionante como 500 Dias com Ela, com personagens tão fortes, consegue ser ao mesmo tempo tão, mas tão verossímil. E ao mesmo tempo em que é apenas uma história sobre o amor, dá uma visão totalmente abrangente e diferente, nunca antes vista na história das comédias-românticas. Eu acho que simplesmente 500 Dias Com Ela é melhor que terapia. E eu tô sempre pronta pra mais uma sessão.

1. Quase Famosos




Já cansei de dizer aqui que esse é o meu filme preferido, mas né, tamo aí pra repetir em quantos memes for necessário. Quase Famosos é o meu filme mais amado, mais indefectível. Tem tudo que um bom filme precisa: personagens, roteiro e trilha sonora ridiculamente bons, uma trama verdadeira, sincera, que surpreende, entretém e encanta a cada cena e um nível de humanidade em cada atitude, cada gesto, cada música, que olha, amo tanto que nem sei.

E você, quais os 5 filmes da sua vida? =)

2 comentários:

  1. Quase famosos também entra na minha lista! Acho que na lista de todo blogueiro apaixonado por música, na verdade. Muito legal sua lista!

    ResponderExcluir
  2. Meus filmes preferidos também são Elizabethtown, Across the universe e Almost famous :D

    ResponderExcluir