terça-feira, 17 de abril de 2012

Quem lembra? As bandas da pré-adolescência

.
Há algumas semanas, comecei aqui uma série (com número de posts indefinidos, veja como sou bem planejada #not) de posts - a qual eu passarei a chamar de "Quem lembra?"- pra relembrar gente ou produções que fizeram parte de nossas vidas pré twitter, facebook, instagram, blablabla. Daí que, nessa semana, ouvindo músicas antigas de bandinhas que eu curtia nos meus 11, 12 anos, decidi fazer um combo falando mais sobre cada uma delas aqui.

Veja então se você lembra (com tanto carinho quanto eu) das bandas que fizeram a minha pré-adolescência - e possívelmente a sua infância, pré-adolescência e adolescência também, mas que agora a gente só ouve nos especiais de anos 90 da MTV e Mix TV:

Creed


O que era o Creed?
Creed era uma banda que nasceu em 1995 no estado da Flórida, EUA, e que tinha um som chamado de rock pots-grunge, apesar de eu achar que de grunge mesmo esses caras só tinham o cabelo. Fizeram muito sucesso no fim dos anos 90/começo dos anos 2000, chegando a vender mais de 40 milhões de cds no mundo todo - mas a gente conhece mesmo porque fez parte da trilha sonora de Malhação na época.

Marca registrada: O vocalista, Scott Stapp, é a cara, a voz, a breguice e a marca registradíssima do Creed. São dele as expressões mais sofridas da história dos videoclipes e a voz marcante, imitada até pelo meu querido Dave Grohl.

Música-hino: With Arms Wide Open (outras que tocaram muito: My Sacrifice, One Last Breath, Don't Stop Dancing)


Que fim levou?
Eu me lembro de quando a banda anunciou que estava entrando em hiato, isso foi em 2004, e daí então achei que tinha acabado. Qual foi a minha surpresa quando, fazendo esse post, descobri na Wikipédia que os caras se reuniram em 2009 e até lançaram um cd! No mesmo ano, eles gravaram um dvd, Creed Live, depois de anos e anos longe dos palcos.

Nickelback


O que era o Nickelback?
Nickelback é'úma banda do Canadá , de quatro integrantes, com um som caracterizado de hard rock/rock alternativo, formada em 1995, famosa a partir de 2001 e que pode se gabar de ter muitos, muitos hits de sucesso ao longo de todos esses anos.

Marca registrada: A voz grossa e levemente gritada do vocalista. E seus cabelos loiros e enrolados, Biro-Biro style, também.

Música-hino: How You Remind Me. (Outras que tocaram muito: Far Away, Rockstar, Someday)


Que fim levou?
O Nickelback pode super ser considerada a banda mais bem sucedida dessa minha listinha aqui, porque, de todas, é a única que ainda tá viva, colocando música nova pra tocar na rádio. Todo cd que eles lançaram na última década rendeu pelo menos um single bom, que todo mundo conhece/sabe cantar. Se as músicas atuais são da mesma intensidade e qualidade de quando eles começaram a fazer sucesso eu não sei, mas Nickelback ainda é uma banda bastante em atividade. A última vez em que a mídia deu mais atenção aos caras foi quando um dos integrantes do Black Keys disse à Rolling Stone que o Nickelback era a pior banda do mundo.


Goo Goo Dolls


O que era o Goo Goo Dolls?
Goo Goo Dolls é uma banda americana que lançou o primeiro cd em 1987 (!). Com um pop rock alternativo, eles alcançaram o sucesso nos anos 1990. Apesar de já terem lançado mais de 10 cds na carreira, o mais famoso, o que tem mais singles, o melhor mesmo é o Dizzy Up the Girl, de 1998. 

Marca registrada: as ótimas lovesongs, com letras realmente muito boas e melodias gostosas, que até dá pra cantar junto sem 1) chorar 2) parecer brega.

Música-hino: Iris, sem a menor dúvida. Quem assistia o programa Fica Comigo, na MTV, sabe bem que não tinha um pretendente que não pedia essa música antes de beijar a pessoa no final, lá pelos idos de 2000. Foi trilha do filme Cidade dos Anjos, daí as cenas do clipe. (Outras que tocaram muito: Black Balloon, Slide, Big Machine).

Que fim levou?
Depois do sucesso até, sei lá, 2002, 2003, o Goo Goo Dolls meio que sumiu. Lançaram uns cds de greatest hits, e o mais recente de inéditas é de 2010, mas aparentemente ninguém falou muito sobre isso. O que eu acho uma pena, das bandinhas de rock romântico, Goo Goo Dolls era a melhor #voltaGooGooDolls. Atualmente, eles fazem uma ponta no show da Taylor Swift de vez em quando.


Silverchair


O que era o Silverchair?
Silverchair era uma banda - na verdade um trio - da Austrália, formada em 1992. Começaram fazendo um som mais puxado pro grunge, inspirado por Nirvana, Pearl Jam. Mas o sucesso mesmo veio no fim dos anos 1990, com músicas mais pop. Mas uma das características da banda é experimentar estilos diferentes em cada cd.

Marca registrada: O vocalista, Daniel Johns e seus cabelos loiros esvoaçantes (que vieram depois de Kurt Cobain, mas ainda antes dos Hanson popularizarem o corte). É pensar em Silverchair e lembrar imediatamente da cara dele.

Música-hino: Pra mim, é de longe Miss You Love, uma das músicas mais clássicas que as pessoas acham linda, até verem a letra e descobrirem que é mais pesada do que parece. (Outras que tocaram muito: Ana's Song, Tomorrow, Without You).


Que fim levou?
O Silverchair lançou um cd até bem comentado na época, o Diorama, em 2001, e passaram pelo Brasil pra fazer show em 2001, no Rock in Rio, e em 2003. Em meio a muitos projetos paralelos, os integrantes  se reuniram em 2005 e lançaram uma ou outra coisa até 2011, quando decretaram "hibernação por tempo indeterminado".


The Offspring


O que era o Offspring?
Offspring era uma banda de punkrock da Califórnia, que existe desde 1984. É a banda com o som mais pesadinho dessa lista, mas ainda assim, incrivelmente divertido. O cd mais famoso e mais sucesso do Offspring é Americana, de 1998.

Marca registrada: O estilo do vocalista, Dexter Holland, com cabelo loiro arrepiado, camisetas ou camisas de manga curta, bermuda e tênis com meia até a canela! Bem skatista, bem rockeirinho do final dos anos 90, inconfundível.

Música-hino: Pretty Fly (For a White Guy), considerada a música mais baixada da história da internet, com 22 milhões de downloads no mundo todo em apenas 10 semanas. (Outras que tocaram muito: Why Don't You Get a Job?, The Kids Aren't Allright, Hit That).

Que fim levou?
Até os idos de 2004, eu me lembro de ver clipe do Offspring no Disk MTV. Depois disso, alguns integrantes saíram da banda pra se dedicar a outros projetos. o último cd é de 2008, e desde então não se ouve mais falar da banda. Por onde anda o Offspring? Um beijo, Offspring!

Outras bandas dessa mesma época que fizeram história e merecem pelo menos uma menção honrosa: Smash Mouth (a banda do hit All Star), Limp Bizkit (que eu nem gostava, mas aparentemente todo mundo considerava boa, porque Behind Blue Eyes tocava direto), Linkin Park (que ainda tá aí na atividade, mas que era muito melhor nos tempos de In the End). E você, lembra de mais alguma?

6 comentários:

  1. Que post mais nostalgico! Eu adorava a maioria dessas bandas!

    Quer dizer, Nickelback eu curto MUITO até hoje! Não entendo por que as pessoas acham tão ruim :( Acho até que eles melhoraram bastante com o tempo.

    Cheguei a escutar o mais recente album do Creed e, pelo que me lembro, não era ruim. Don't Stop Dancing é uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos.

    Por mais que eu tenha enjoado de "Iris", ainda acho que é a letra de música mais bonita que já escreveram.

    Algumas das bandas que eu acho que também se enquadram nessa listinha: The Calling, Hanson, 3 Days Grace e 3 Doors Down (quem nunca confundiu essas duas últimas?! hahaha ). No momento, só lembro dessas :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, respondi seu meme de 5 filmes da sua vida, depois confere lá no meu blog http://abelaouafera.blogspot.com.br/2012/04/top-5-filmes-da-minha-vida.html

    ResponderExcluir
  3. No Doubt :)
    Maior hit: dont speak

    ResponderExcluir
  4. pelo jeito tivemos quase a mesma pré-adolescencia rsrs

    eu adorava o creed (alias roubaram meu cd deles, absurdo)

    o nickelback eu prefiro na fase how you remind me. essas musicas de hoje são "Pop" demais.

    do silverchair sou fan até hoje. sinto falta dos tempos de ana's song nas radios.

    faltou ae o linkin park com sua in the end q tanto tocou quando eu tinha uns 12 anos..

    ResponderExcluir
  5. entrei em depressão quando você intitulou de "pré-adolescência" tudo aquilo que eu ouvia nas minhas fossas adolescentes. vou ali me matar e ouvir Creed. beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ai que saudade boa meu Deus!
    Tempo bom que não volta nunca mais!!

    ResponderExcluir